PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS QUANTO AO RECONHECIMENTO DE CRIPTOMOEDAS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Autores

Resumo

Desde a primeira menção a criptomoeda até hoje tem-se observado aumento do número de investidores neste tipo de transação financeira, bem como esforços governamentais no sentido de regulamentar este tipo de transação. Acompanhando tais esforços esta pesquisa visa analisar a percepção de acadêmicos de ciências sociais aplicadas quanto ao reconhecimento de criptomoedas junto aos relatórios financeiros de empresas. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório e descritivo e se utiliza de questionários para coleta de dados. A pesquisa se desenvolve junto a acadêmicos de 3º e o 4º que estudam em cursos da área de ciências sociais aplicadas, se limitando aos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma universidade estadual do estado do Paraná. As respostas foram analisadas e tabuladas via planilha eletrônica. Os resultados da pesquisa indicam que 95% dos respondentes ouviram falar sobre criptomoedas, 91% reconhecem sua classificação como um ativo organizacional e 75% estão cientes da obrigatoriedade de declarar tal investimento no IRPF. Quanto a classificação de criptomoedas como ativo intangível, instrumento financeiro e caixa e equivalente de caixa, observou-se que 48%, 24% e 39% dos respondentes, respectivamente, adotam práticas adequadas, alinhadas com as recomendações teóricas para cada uma das classificações. Portanto a esta pesquisa evidencia que menos de 50% dos respondentes têm conhecimento acerca de práticas específicas sobre o reconhecimento de criptomoedas junto aos relatórios financeiros de empresas.

Downloads

Publicado

22-11-2022

Como Citar

PORTELLO SANTOS, R. K. .; CORRÊA IGARASHI, D. C. .; IGARASHI, W. .; BERTUCCI LIMA, L. F. . PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS QUANTO AO RECONHECIMENTO DE CRIPTOMOEDAS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Revista ADMPG, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/21135. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)