PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS QUANTO AO RECONHECIMENTO DE CRIPTOMOEDAS NAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Resumo
Desde a primeira menção a criptomoeda até hoje tem-se observado aumento do número de investidores neste tipo de transação financeira, bem como esforços governamentais no sentido de regulamentar este tipo de transação. Acompanhando tais esforços esta pesquisa visa analisar a percepção de acadêmicos de ciências sociais aplicadas quanto ao reconhecimento de criptomoedas junto aos relatórios financeiros de empresas. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório e descritivo e se utiliza de questionários para coleta de dados. A pesquisa se desenvolve junto a acadêmicos de 3º e o 4º que estudam em cursos da área de ciências sociais aplicadas, se limitando aos cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas de uma universidade estadual do estado do Paraná. As respostas foram analisadas e tabuladas via planilha eletrônica. Os resultados da pesquisa indicam que 95% dos respondentes ouviram falar sobre criptomoedas, 91% reconhecem sua classificação como um ativo organizacional e 75% estão cientes da obrigatoriedade de declarar tal investimento no IRPF. Quanto a classificação de criptomoedas como ativo intangível, instrumento financeiro e caixa e equivalente de caixa, observou-se que 48%, 24% e 39% dos respondentes, respectivamente, adotam práticas adequadas, alinhadas com as recomendações teóricas para cada uma das classificações. Portanto a esta pesquisa evidencia que menos de 50% dos respondentes têm conhecimento acerca de práticas específicas sobre o reconhecimento de criptomoedas junto aos relatórios financeiros de empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.