ANÁLISE DE DESEMPENHO DOCENTE EM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores

  • Luís Felipe Bertucci Lima Universidade Estadual de Maringá
  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Os recursos internos de uma organização são fundamentais para o seu desempenho no mercado. A Visão Baseada em Recursos (VBR) considera que os recursos de uma organização são fundamentais para a obtenção de vantagem competitiva. Como em Instituições de ensino superior (IES) os docentes têm função de destaque, pois atuam no processo de ensino e aprendizagem de modo ativo, e por isso eles são considerados recursos importantes para tais organizações. Deste modo, o objetivo deste artigo é desenvolver um modelo preliminar que possibilite analisar o desempenho de docentes que atuam no ensino na modalidade a distância (EaD). Esta pesquisa qualitativa utiliza-se para a coleta de dados de entrevistas com coordenadores de curso e com docentes IES com ensino na modalidade EaD. A partir da operacionalização do modelo como resultados preliminares identificou-se que o modelo possibilitou delinear desempenhos docentes. Em relação aos itens que compõem o modelo observou-se que a ‘capacitação pedagógica’ apresentou melhores resultados, com nível de despenho classificados como acima de mercado. Enquanto os itens: ‘prática docente’ e ‘qualificação acadêmica’ apresentaram desempenhos em nível de mercado. A pesquisa possibilitou aos participantes observar os perfis de desempenho de docentes nos itens que compõem o modelo. Deste modo o modelo preliminar proposto oferece aos participantes parâmetros em relação ao mercado de atuação.

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

LIMA, L. F. B.; IGARASHI, D. C. C. ANÁLISE DE DESEMPENHO DOCENTE EM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA . Revista ADMPG, [S. l.], v. 11, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/19700. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)