ANÁLISE DE DESEMPENHO DOCENTE EM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA
Resumo
Os recursos internos de uma organização são fundamentais para o seu desempenho no mercado. A Visão Baseada em Recursos (VBR) considera que os recursos de uma organização são fundamentais para a obtenção de vantagem competitiva. Como em Instituições de ensino superior (IES) os docentes têm função de destaque, pois atuam no processo de ensino e aprendizagem de modo ativo, e por isso eles são considerados recursos importantes para tais organizações. Deste modo, o objetivo deste artigo é desenvolver um modelo preliminar que possibilite analisar o desempenho de docentes que atuam no ensino na modalidade a distância (EaD). Esta pesquisa qualitativa utiliza-se para a coleta de dados de entrevistas com coordenadores de curso e com docentes IES com ensino na modalidade EaD. A partir da operacionalização do modelo como resultados preliminares identificou-se que o modelo possibilitou delinear desempenhos docentes. Em relação aos itens que compõem o modelo observou-se que a ‘capacitação pedagógica’ apresentou melhores resultados, com nível de despenho classificados como acima de mercado. Enquanto os itens: ‘prática docente’ e ‘qualificação acadêmica’ apresentaram desempenhos em nível de mercado. A pesquisa possibilitou aos participantes observar os perfis de desempenho de docentes nos itens que compõem o modelo. Deste modo o modelo preliminar proposto oferece aos participantes parâmetros em relação ao mercado de atuação.
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