A satisfação de clientes de uma rede de supermercado avaliada pelo método SERVQUAL
Abstract
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de cooperação, localizada no Valo do Rio Pardom no Estado do Rio Grande do Sul. As associadas denominadas de Rede Alfa de Supermercados no estudo possuem 14 lojas de pequeno e médio porte, pertencentes ao segmento varejista de alimentos (mercados). A pesquisa foi desenvolvida, através da utilização do modelo SERVQUAL (PARDURAMAN et al., 1988 e 1991), que permite um comparativo das percepções dos clientes em relação a qualidade dos serviços prestados pelas associadas, visando a fidelização de seus clientes e a manutenção da concorrência frente os hipermercados de mode personalizado e de proximidade com os consumidores. A coleta dos dados adotou a técnica denominada de survey e foram entrevistados 402 clientes de 14 lojas da Rede Alfa, entre os dias 28 de outubro a 30 de novembro de 200. Os dados foram tratados de maneira predominante quantitativa, utilizando-se procedimentos estatísticos em 22 variáveis de expectativas e 22 sobre a percepção da qualidade de serviços recebidos. Conclui-se que a Rede Alfa de Supermercados tem conseguido êxito nas ações estratégicas de marketing de relacionamento empregadas, pois as médias das variáveis analisasdas se apresentam acima do índice aceitável, com destaque para o atendimento e presteza dos atendentes.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.