Fatores que influenciam o proprietário de veículo flex fuel da região da Grande Dourados no consumo do combustível etanol
Abstract
A cada dia que passa a frota de veículos aumenta absurdamente em nosso planeta. Esse panorama gera um quadro de preocupação, uma vez que as emissões de dióxido de carbono (CO2) e de hidrocarbonetos (CH4), dois dos mais importantes componentes dos gases de escape dos automóveis, contribuem significativamente para o aquecimento global. Como alternativa para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera muitos fabricantes já oferecem a opção de compra de carros bicombustíveis (flex fuel), que permitem a utilização tanto de etanol como de gasolina. Diante do cenário apresentado, justifica-se a elaboração da presente pesquisa em relação ao comportamento do consumidor na escolha do combustível para abastecer seu veiculo, em que se deve pesar aspectos econômicos ou ambientais. O propósito desta pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, foi identificar e descrever as relações associativas entre os valores, benefícios e atributos percebidos por consumidores de combustíveis, mensurando os fatores que os induzem no processo decisório de optarem pelo consumo de gasolina ou de etanol em seus veículos, como também verificar a estrutura de compra do consumidor. Ficou comprovado da necessidade de uma conscientização dos motoristas que o uso do etanol não danifica os veículos flex fluel e que o etanol é economicamente viável quando o preço do litro do mesmo for inferior a 70 % do preço do litro da gasolina. Sobre o uso ou não do etanol em detrimento à gasolina é uma decisão econômica para as mulheres e ambiental para os homens.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.