Fatores que influenciam o proprietário de veículo flex fuel da região da Grande Dourados no consumo do combustível etanol

Autores/as

  • Saulo França Brum UNIDERP
  • Celso Correia de Souza UNIDERP
  • Silvio Favero UNIDERP
  • José Francisco dos Reis Neto UNIDERP
  • José Antonio Maior Bono UNIDERP

Resumen

A cada dia que passa a frota de veículos aumenta absurdamente em nosso planeta. Esse panorama gera um quadro de preocupação, uma vez que as emissões de dióxido de carbono (CO2) e de hidrocarbonetos (CH4), dois dos mais importantes componentes dos gases de escape dos automóveis, contribuem significativamente para o aquecimento global. Como alternativa para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera muitos fabricantes já oferecem a opção de compra de carros bicombustíveis (flex fuel), que permitem a utilização tanto de etanol como de gasolina. Diante do cenário apresentado, justifica-se a elaboração da presente pesquisa em relação ao comportamento do consumidor na escolha do combustível para abastecer seu veiculo, em que se deve pesar aspectos econômicos ou ambientais. O propósito desta pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, foi identificar e descrever as relações associativas entre os valores, benefícios e atributos percebidos por consumidores de combustíveis, mensurando os fatores que os induzem no processo decisório de optarem pelo consumo de gasolina ou de etanol em seus veículos, como também verificar a estrutura de compra do consumidor. Ficou comprovado da necessidade de uma conscientização dos motoristas que o uso do etanol não danifica os veículos flex fluel e que o etanol é economicamente viável quando o preço do litro do mesmo for inferior a 70 % do preço do litro da gasolina. Sobre o uso ou não do etanol em detrimento à gasolina é uma decisão econômica para as mulheres e ambiental para os homens.

Publicado

2015-07-15

Cómo citar

BRUM, S. F.; SOUZA, C. C. de; FAVERO, S.; REIS NETO, J. F. dos; BONO, J. A. M. Fatores que influenciam o proprietário de veículo flex fuel da região da Grande Dourados no consumo do combustível etanol. Revista ADMPG, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14067. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a