RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA PERCEBIDA E A QUALIDADE DE VIDA AVALIADA PELO WHOQOL-100 NOS COLABORADORES DA UTFPR CAMPUS PONTA GROSSA

Autores/as

  • Juliano Dias de Freitas UTFPR
  • Luciana da Silva Timossi UTFPR
  • Antonio Carlos de Francisco UTFPR

Resumen

Este estudo tem como objetivo encontrar e analisar os domínios do questionário WHOQOL - 100 que causam mais influência na qualidade de vida (QV) do ponto de vista dos servidores do corpo docente e do setor administrativo da UTFPR –PG (Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Ponta Grossa). É caracterizado por ser uma pesquisa empírica quantitativa, e para a coleta das amostras foi utilizado o questionário WHOQOL – 100, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após o recolhimento dos dados foi realizada, com o auxílio do software minitab uma análise de correlação entre as respostas de domínio psicológico com a qualidade de vida geral do ponto de vista do entrevistado para encontrar a influência entre as mesmas. As correlações foram consideradas significativas com p < 0,05. A partir da análise dos dados conclui-se que existe correlação significativa entre os domínio psicológico e a QV do ponto de vista do entrevistado. Já o domínio aspectos espirituais/ crenças religiosas obteve a menor correlação com r = 0,25.

Publicado

2011-06-17

Cómo citar

FREITAS, J. D. de; TIMOSSI, L. da S.; DE FRANCISCO, A. C. RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA PERCEBIDA E A QUALIDADE DE VIDA AVALIADA PELO WHOQOL-100 NOS COLABORADORES DA UTFPR CAMPUS PONTA GROSSA. Revista ADMPG, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13964. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a