ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR UM APLICATIVO DE DELIVERY PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM E-COMMERCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21764.008

Resumo

Os restaurantes estão inseridos em um ambiente de competitividade, buscando sempre captar novos clientes para atender. Com o avanço de tecnologias; surgimento do e-commerce, e devido ao cenário pandêmico, os aplicativos de delivery se tornaram uma oportunidade de restaurantes migrarem para internet e alcançar mais pessoas. O objetivo desta pesquisa é conhecer as estratégias utilizadas por um aplicativo de delivery, para entender como restaurantes fazem a captação de clientes na cidade de Manhuaçu (MG), avaliar se o público percebe tais ações do aplicativo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com questionário e entrevistas com os principais atores envolvidos: responsável pelo aplicativo, restaurantes que utilizam a plataforma e consumidores finais. Este estudo permitiu conhecer ações estratégicas de restaurantes dentro do aplicativo de delivery, o fluxo de informações que os usuários tem acesso, bem como o comportamento e critérios de compra dos consumidores. Os consumidores finais apresentaram uma percepção de valor maior pautada em descontos promocionais, a forma de pagamento, facilidade de uso e o fato de efetuarem as compras sem saírem de casa. Os restaurantes entendem como principais aspectos positivos a rapidez em utilizar mais o e-commerce; o aumento de transações a partir da utilização do aplicativo; possibilidade de atender um maior número de usuários. Ressalta-se ainda a insatisfação dos consumidores finais com a demora da entrega dos pedidos, fato este que deve ser revisto pelas organizações.

Downloads

Publicado

17-04-2023

Como Citar

DE SOUZA, R. A.; BARBOSA DE SOUZA, E.; MARTINS DE OLIVEIRA VENTURA, R. de C.; FERREIRA LONGO, L. B. .; LEITE SOUZA, L. G. ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR UM APLICATIVO DE DELIVERY PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM E-COMMERCE. Revista ADMPG, [S. l.], v. 13, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/Admpg.v.13.21764.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/21764. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)