O PAPEL DA ESCOLA, DA UNIVERSIDADE E DA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS http://orcid.org/0000-0002-7782-2040
  • Jackson Luís Martins Cacciamani Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0015

Palavras-chave:

Formação de Professores, Relação Escola, Universidade e Comunidade, Dialogicidade.

Resumo

O programa de extensão A formação de professores em diferentes contextos espaciotemporais (Edital 1098/GR/UFFS/2017) visou proporcionar uma interação dialógica mais intensa e constante entre a escola pública da Educação Básica, a Universidade e a Comunidade. Por esse motivo, agregou projetos de extensão na formação de professores sob diferentes abordagens, visto que isso potencializa a consolidação dessa parceria, que é essencialmente aprendente e formativa. O programa buscou abranger aspectos constitutivos da nossa formação como professores num espaço-tempo que transcende a sala de aula, tanto da escola quanto da universidade. Diferentes metodologias foram adotadas, como a produção de depoimentos, exposição de fotografias, rodas de conversa, mostra de filmes e documentários, bem como vários debates acerca de temáticas concernentes à nossa constituição enquanto professores. Todas as ações desenvolveram formas de avaliação que incluíam uso de questionários, rodas de conversa e relatos de experiência dos participantes. Participaram cerca de 330 professores de escolas públicas.

Biografia do Autor

Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Jackson Luís Martins Cacciamani, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza - PR, Brasil. Doutorado em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde.

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Publicado

2019-09-04