O PAPEL DA ESCOLA, DA UNIVERSIDADE E DA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0015Parole chiave:
Formação de Professores, Relação Escola, Universidade e Comunidade, Dialogicidade.Abstract
O programa de extensão A formação de professores em diferentes contextos espaciotemporais (Edital 1098/GR/UFFS/2017) visou proporcionar uma interação dialógica mais intensa e constante entre a escola pública da Educação Básica, a Universidade e a Comunidade. Por esse motivo, agregou projetos de extensão na formação de professores sob diferentes abordagens, visto que isso potencializa a consolidação dessa parceria, que é essencialmente aprendente e formativa. O programa buscou abranger aspectos constitutivos da nossa formação como professores num espaço-tempo que transcende a sala de aula, tanto da escola quanto da universidade. Diferentes metodologias foram adotadas, como a produção de depoimentos, exposição de fotografias, rodas de conversa, mostra de filmes e documentários, bem como vários debates acerca de temáticas concernentes à nossa constituição enquanto professores. Todas as ações desenvolveram formas de avaliação que incluíam uso de questionários, rodas de conversa e relatos de experiência dos participantes. Participaram cerca de 330 professores de escolas públicas.
Riferimenti bibliografici
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 2 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1&pagina=8&totalArquivos=72
BUENO, Belmira; CATANI, Denice Bárbara; SOUSA, Cynthia Pereira de (org.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 4. ed. São Paulo: Escrituras, 2003.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas (SP): Autores Associados, 1998.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: Compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. In: ENDIPE, 14., 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre. Porto Alegre, 2008.
FREIRE, Paulo. A sobra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa – ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Editora da Unijuí, 2003.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1996.
LELIS, Isabel Alice. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor mudança de idioma pedagógico? Educação e Sociedade, Campinas, n. 74, abr., p. 43-58, 2001.
MALDANER, Otávio Aloísio. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. Ijuí, 2000.
MONTEIRO, Silas Borges. Considerações do conceito de Epistemologia da Prática. Revista Eletrônica Pesquiseduca. v.1, n.1, p. 57-66, jan./jun. 2009.
MORAES, Roque; RAMOS, Maurivan Güntzel; GALIAZZI, Maria do Carmo. A epistemologia do aprender no educar pela pesquisa em Ciências: alguns pressupostos teóricos. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Orgs.). Educação em Ciências: Produção de Currículos e Formação de Professores. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2004. p. 85-108.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias de suas vidas. In: NÓVOA, Antônio. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.
NÓVOA, António. Professores – Imagens do futuro presente. Lisboa (Portugal): Educa, 2009.
SHIROMA, O. E.; MORAES, M. C.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
SOUZA, Moacir Langoni de. Histórias de professores de Química em Rodas de formação em Rede: Colcha de Retalhos Tecida em Partilhas (d)e Narrativas. Ijuí: Editora da Unijuí, 2011.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude e LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude e LAHAYE, Louise. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.