EVOLUÇÃO DO CONCEITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E SUA INSERÇÃO NAS NORMATIVAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR

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DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23274.009

Resumo

Este estudo investiga a evolução da extensão universitária no Brasil, com ênfase na experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a primeira universidade tecnológica do país. A extensão é concebida como um canal de comunicação entre a academia e a sociedade, com o objetivo de fomentar a produção conjunta de conhecimentos. A pesquisa revisa a trajetória da extensão desde a fundação da UTFPR, em 2005, até a recente normativa de 2022, abordando a adequação da universidade às diretrizes do Plano Nacional de Educação, que estipula que 10% dos créditos curriculares sejam alocados a atividades de extensão. A investigação incluiu uma revisão bibliográfica e a análise de documentos oficiais da UTFPR, como legislações e diretrizes institucionais. Destaca-se que, para além da obrigatoriedade, é imperativo o comprometimento de todos os envolvidos (docentes, discentes e comunidade) para assegurar a qualidade das ações extensionistas e sua relevância social. Nesse sentido, a extensão deve ser considerada um componente essencial na formação do estudante, promovendo um diálogo efetivo entre a universidade e a sociedade, de modo que ambos os lados sejam mutuamente beneficiados.

Palavras-chave: Extensão; Universidade Tecnológica; Curricularização.

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Biografia do Autor

Edivana de Albuquerque Canto Volante, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão, Paraná. Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento.

Aurea Andrade Viana de Andrade, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão, Paraná, Brasil. Doutorado em Geografia. Pós-Doutorado.

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Publicado

2024-10-08