EVOLUÇÃO DO CONCEITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E SUA INSERÇÃO NAS NORMATIVAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23274.009Abstract
Este estudo investiga a evolução da extensão universitária no Brasil, com ênfase na experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a primeira universidade tecnológica do país. A extensão é concebida como um canal de comunicação entre a academia e a sociedade, com o objetivo de fomentar a produção conjunta de conhecimentos. A pesquisa revisa a trajetória da extensão desde a fundação da UTFPR, em 2005, até a recente normativa de 2022, abordando a adequação da universidade às diretrizes do Plano Nacional de Educação, que estipula que 10% dos créditos curriculares sejam alocados a atividades de extensão. A investigação incluiu uma revisão bibliográfica e a análise de documentos oficiais da UTFPR, como legislações e diretrizes institucionais. Destaca-se que, para além da obrigatoriedade, é imperativo o comprometimento de todos os envolvidos (docentes, discentes e comunidade) para assegurar a qualidade das ações extensionistas e sua relevância social. Nesse sentido, a extensão deve ser considerada um componente essencial na formação do estudante, promovendo um diálogo efetivo entre a universidade e a sociedade, de modo que ambos os lados sejam mutuamente beneficiados.
Palavras-chave: Extensão; Universidade Tecnológica; Curricularização.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.