PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA VIDA EM PRISÃO NAS CARTAS DOS RECUPERANDOS DA APAC
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25070.044Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os processos de subjetivação de pessoas encarceradas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), instituição que compõe o sistema alternativo de cumprimento de pena privativa de liberdade. Utilizou-se como material de análise cartas e bilhetes enviados pelos recuperandos de uma das unidades daquela instituição à equipe de psicologia do Programa de Extensão “(A)penas Humanos” da PUC Minas. Ao material, aplicou-se a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Constatou-se que três temas formam núcleos discursivos nas cartas dos recuperandos: as perdas vividas; o desamparo / a impotência; a incerteza sobre o futuro. Utilizou-se também a teoria psicanalítica para entender esses temas. Esses resultados demonstram que, apesar das diferenças significativas entre a Apac e no sistema penal comum, ainda há muito a ser feito para possibilitar aos sujeitos encarcerados cumprir a pena com dignidade e expectativa de reintegração social.
Palavras-chave: Sistema Prisional, Apac, Subjetivação, Análise de conteúdo, Psicanálise.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.