PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA VIDA EM PRISÃO NAS CARTAS DOS RECUPERANDOS DA APAC

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25070.044

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os processos de subjetivação de pessoas encarceradas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), instituição que compõe o sistema alternativo de cumprimento de pena privativa de liberdade. Utilizou-se como material de análise cartas e bilhetes enviados pelos recuperandos de uma das unidades daquela instituição à equipe de psicologia do Programa de Extensão “(A)penas Humanos” da PUC Minas. Ao material, aplicou-se a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Constatou-se que três temas formam núcleos discursivos nas cartas dos recuperandos: as perdas vividas; o desamparo / a impotência; a incerteza sobre o futuro. Utilizou-se também a teoria psicanalítica para entender esses temas. Esses resultados demonstram que, apesar das diferenças significativas entre a Apac e no sistema penal comum, ainda há muito a ser feito para possibilitar aos sujeitos encarcerados cumprir a pena com dignidade e expectativa de reintegração social.

Palavras-chave: Sistema Prisional, Apac, Subjetivação, Análise de conteúdo, Psicanálise.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Helio Cardoso de Miranda Junior, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil. Doutorado em Psicologia Clínica. Pós-doutorado em Psicologia. 

Clara Helena Lage Campos de Araújo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Aluna de Graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Maria Quintella Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil. Especialista em Clínica Psicanalítica com Crianças e Adolescentes.

Veröffentlicht

2025-11-05