PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA VIDA EM PRISÃO NAS CARTAS DOS RECUPERANDOS DA APAC
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25070.044Abstrakt
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre os processos de subjetivação de pessoas encarceradas na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), instituição que compõe o sistema alternativo de cumprimento de pena privativa de liberdade. Utilizou-se como material de análise cartas e bilhetes enviados pelos recuperandos de uma das unidades daquela instituição à equipe de psicologia do Programa de Extensão “(A)penas Humanos” da PUC Minas. Ao material, aplicou-se a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Constatou-se que três temas formam núcleos discursivos nas cartas dos recuperandos: as perdas vividas; o desamparo / a impotência; a incerteza sobre o futuro. Utilizou-se também a teoria psicanalítica para entender esses temas. Esses resultados demonstram que, apesar das diferenças significativas entre a Apac e no sistema penal comum, ainda há muito a ser feito para possibilitar aos sujeitos encarcerados cumprir a pena com dignidade e expectativa de reintegração social.
Palavras-chave: Sistema Prisional, Apac, Subjetivação, Análise de conteúdo, Psicanálise.
Stažení
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence

Tato práce je licencována pod Mezinárodní licencí Creative Commons Attribution 4.0 .
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.