EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ABORDAGEM PARA O TRABALHO NO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0005

Autores

  • Rosiléa Clara Werner Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Lislei Teresinha Preuss Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Elaine Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0005

Palavras-chave:

Direitos à Saúde, Controle Social, Educação em Saúde.

Resumo

O projeto de extensão “Saúde e Cidadania: recriando a realidade social” tem como objetivos desenvolver metodologias de comunicação em saúde, caracterizar a abordagem utilizada em diferentes espaços a partir da educação popular em saúde, para desvelar os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS e os caminhos para acessá-los. O Projeto propõe criar ferramentas lúdicas de fácil compreensão com o uso de jogos dramáticos, teatro, roda de conversa e jogos de tabuleiro. As atividades são desenvolvidas em Unidades de Saúde, Centros de Especialidades, Rede Feminina de Combate ao Câncer, conjuntos habitacionais e instituições sociais. Destaca-se o jogo “Caminhos do SUS”, que é um jogo de tabuleiro ampliado que possibilita a interatividade e o diálogo, com e entre os usuários, sobre seus direitos e seus deveres no que se refere aos serviços de saúde, possibilitando-lhes uma forma de materializar as informações, apreender e vivenciar como funcionam todos os serviços do SUS.

Biografia do Autor

Rosiléa Clara Werner, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Brasil.

Lislei Teresinha Preuss, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil.

Elaine Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil. Especialização em Gestão de Políticas, Projetos e Programas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, (PUCPR), Brasil.

Referências

BRASIL. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da outras providências. Brasília ¬ DF, 19 de setembro de 1990.

______. Diário Oficial da União. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS).. Brasília ¬ DF, 19 de setembro de 1990.

¬______. Diário Oficial da União. Lei 8142/90. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília ¬ DF, 28 de dezembro de 1990.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

CFESS. Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2015.

COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO D. F. de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Disponível em: <http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/2945/art_COSCRATO_Utilizacao_de_atividades_ludicas_na_educacao_em_2010.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 jan. 2015

MENDES, Eugenio Vilaça. Uma Agenda para a Saúde. Editora Hucitec. São Paulo-SP, 1996.

PEREGRINO, Mônica. Uma questão de Saúde: saber escolar e saber popular nas entranhas da escola. In: VALLA, Victor Vicent (org). Saúde e Educação. DP&A. Rio de Janeiro, 2000

TEIXEIRA, C.F; SOUZA, L.E.P. F de; PAIM, J.S. Sistema Único de Saúde (SUS): a Difícil Construção de um Sistema Universal na Sociedade Brasileira. In: PAIM, J.S; FILHO, N. de. A. Saúde Coletiva: Teoria e Prática. 1ed. Rio de Janeiro: Med Book, 2014.

TEIXEIRA, E. R; VELOSO, R.C. O grupo em sala de espera: território de práticas erepresentações em saúde. Revista Texto Contexto, Florianópolis, v.15, n.2,p. 320-325, 2006.

WERNER, R. C.; Ferreira, E. S.; CARRIEL, M. C.; TOMAL, T. de A. A Experiência de Educação em Saúde em Ambulatório Hospitalar. IN: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO, 2012. Ponta Grossa. Disponível em: <http://isapg.com.br/2012/ciepg/down.php?id=2736&q=1>.

VASCONCELOS, E. M.Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p.67- 83, 2004.

Downloads

Publicado

2016-04-29