EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ABORDAGEM PARA O TRABALHO NO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0005Klíčová slova:
Direitos à Saúde, Controle Social, Educação em Saúde.Abstrakt
O projeto de extensão “Saúde e Cidadania: recriando a realidade social” tem como objetivos desenvolver metodologias de comunicação em saúde, caracterizar a abordagem utilizada em diferentes espaços a partir da educação popular em saúde, para desvelar os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS e os caminhos para acessá-los. O Projeto propõe criar ferramentas lúdicas de fácil compreensão com o uso de jogos dramáticos, teatro, roda de conversa e jogos de tabuleiro. As atividades são desenvolvidas em Unidades de Saúde, Centros de Especialidades, Rede Feminina de Combate ao Câncer, conjuntos habitacionais e instituições sociais. Destaca-se o jogo “Caminhos do SUS”, que é um jogo de tabuleiro ampliado que possibilita a interatividade e o diálogo, com e entre os usuários, sobre seus direitos e seus deveres no que se refere aos serviços de saúde, possibilitando-lhes uma forma de materializar as informações, apreender e vivenciar como funcionam todos os serviços do SUS.
Reference
BRASIL. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da outras providências. Brasília ¬ DF, 19 de setembro de 1990.
______. Diário Oficial da União. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS).. Brasília ¬ DF, 19 de setembro de 1990.
¬______. Diário Oficial da União. Lei 8142/90. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília ¬ DF, 28 de dezembro de 1990.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de Educação Popular e Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
CFESS. Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/Parametros_para_a_Atuacao_de_Assistentes_Sociais_na_Saude.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2015.
COSCRATO, G.; PINA, J. C.; MELLO D. F. de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Disponível em: <http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/2945/art_COSCRATO_Utilizacao_de_atividades_ludicas_na_educacao_em_2010.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 jan. 2015
MENDES, Eugenio Vilaça. Uma Agenda para a Saúde. Editora Hucitec. São Paulo-SP, 1996.
PEREGRINO, Mônica. Uma questão de Saúde: saber escolar e saber popular nas entranhas da escola. In: VALLA, Victor Vicent (org). Saúde e Educação. DP&A. Rio de Janeiro, 2000
TEIXEIRA, C.F; SOUZA, L.E.P. F de; PAIM, J.S. Sistema Único de Saúde (SUS): a Difícil Construção de um Sistema Universal na Sociedade Brasileira. In: PAIM, J.S; FILHO, N. de. A. Saúde Coletiva: Teoria e Prática. 1ed. Rio de Janeiro: Med Book, 2014.
TEIXEIRA, E. R; VELOSO, R.C. O grupo em sala de espera: território de práticas erepresentações em saúde. Revista Texto Contexto, Florianópolis, v.15, n.2,p. 320-325, 2006.
WERNER, R. C.; Ferreira, E. S.; CARRIEL, M. C.; TOMAL, T. de A. A Experiência de Educação em Saúde em Ambulatório Hospitalar. IN: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO, 2012. Ponta Grossa. Disponível em: <http://isapg.com.br/2012/ciepg/down.php?id=2736&q=1>.
VASCONCELOS, E. M.Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p.67- 83, 2004.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.