EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ABORDAGEM PARA O TRABALHO NO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0005
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0005Mots-clés :
Direitos à Saúde, Controle Social, Educação em Saúde.Résumé
O projeto de extensão “Saúde e Cidadania: recriando a realidade social” tem como objetivos desenvolver metodologias de comunicação em saúde, caracterizar a abordagem utilizada em diferentes espaços a partir da educação popular em saúde, para desvelar os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS e os caminhos para acessá-los. O Projeto propõe criar ferramentas lúdicas de fácil compreensão com o uso de jogos dramáticos, teatro, roda de conversa e jogos de tabuleiro. As atividades são desenvolvidas em Unidades de Saúde, Centros de Especialidades, Rede Feminina de Combate ao Câncer, conjuntos habitacionais e instituições sociais. Destaca-se o jogo “Caminhos do SUS”, que é um jogo de tabuleiro ampliado que possibilita a interatividade e o diálogo, com e entre os usuários, sobre seus direitos e seus deveres no que se refere aos serviços de saúde, possibilitando-lhes uma forma de materializar as informações, apreender e vivenciar como funcionam todos os serviços do SUS.
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