A CASA SONOLENTA: LITERATURA E EXPERIÊNCIAS DE IDOSOS E DE CRIANÇAS COMO PROTAGONISTAS EM PROJETO DE EXTENSÃO

Autoři

  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG http://orcid.org/0000-0002-1931-5577
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0008

Klíčová slova:

UATI, Contação de Histórias, Idoso, Terceira Idade, Extensão.

Abstrakt

O idoso busca, cada vez mais, espaços nos quais possa atuar, elevar sua autoestima e se realizar enquanto ser inconcluso em constante aprendizagem. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acolheu os idosos em seu programa extensionista Universidade Aberta para a Terceira Idade-UATI, no qual uma das disciplinas ofertadas é a de Contação de Histórias. Na referida disciplina, os idosos estimulam a memória, participam ativamente na construção de materiais e na apresentação de histórias. Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre as experiências com a obra A Casa Sonolenta, de Audrey Wood e Don Wood. Apresentando esta história em escolas, por meio de relações intergeracionais, os idosos ressignificam seus saberes, valorizam e fortalecem seus papéis sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a extensão e relato de experiência da disciplina. Este projeto, a partir das ações desenvolvidas, teve como objetivo integrar histórias de diferentes tempos, de tradição oral e escrita, possibilitando ao idoso o resgate de sua cultura e a apropriação de novos conhecimentos e novas experiências, por meio da Literatura Infantil e do encontro com a criança.

Biografie autora

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil. Aluna de Doutorado da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), La Plata – Argentina.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil. Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil. Doutorado em Educação.

Reference

ARAÚJO, Maria Amélia Máximo de et al. Extensão Universitária: um laboratório social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In:______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BORGES, Carolina de Campos; MAGALHÃES, Andrea Seixas. Laços intergeracionais no contexto contemporâneo. Estudos de Psicologia, v. 16, n.2, p. 171-177, maio-agosto/2011.

BRASIL, Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu. MEC Brasil, 2000 / 2001. Disponível em: http://www.portal.ufpa.br/docsege/Planonacionaldeextensaouniversitaria.pdf. Acesso em: 18 jun. 2017.

BRAZILEIRO, Fabiane et al. Assim se faz literatura. Barueri, SP: Instituto C&A, 2013.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos grandes segredos da narrativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

CARVALHO, Maria Clotilde Barbosa N. Maia de. O diálogo intergeracional entre idosos e crianças: projeto “Era uma vez... diálogos intergeracionais. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

CASTRO, Luciana Maria C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO DA ANPED, 27., 2004. Anais... Caxambu, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt11/t1111.pdf. Acesso em: 18 jun. 2017.

CLARO, Luciana dos Santos. Objetos que tem o poder de fazer pensar: Design e Educação no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

FARIAS, Carlos Aldemir. Contar histórias é alimentar a humanidade da humanidade. In: PRIETO, Benita (Org.). Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes. Rio de Janeiro: [s.ed], 2011.

FARIAS, Maria Alice. Como usar literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.

FERREIRA, Anália Adriana da Silva; LINO DE ARAÚJO, Denise. A cor como elemento narrativo no livro infantil. In: Seminário Nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura - SELIMEL, 11., 2015. Campina Grande, 2015. Disponível em: www.selimel.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Analia-Adriana-gt-21.pdf. Acesso em: 18 jun. 2017.

GOLDMAN, Sara Nigri et al. Gerações: notas para iniciar o debate. Revista GerAção, Rio de Janeiro, a. 1, n. 1, p. 2-9, dez. 2002.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, Ano IV, n. 7, p.119-133, jul./dez. 2011. Disponível em: (Mhttp://www.uemg.br/openjournal/index.php/malestar/article/view/60. Acesso em: 18 jun. 2017.

NUNES, Lisa Nogueira Veiga. Promoção do bem-estar subjectivo dos idosos através da intergeracionalidade. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009.

OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Terceira idade: do repensar dos limites aos sonhos possíveis. São Paulo: Paulinas, 1998.

OURIQUE, João Luis Pereira. O "contar histórias" da formação: o narrador na perspectiva de Walter Benjamin. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, UFMG, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/download/5305/4713. Acesso em: 18 jun. 2017.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces: Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 5-23, jul./nov. 2013.

RAMOS, Ana Claudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina – UEL, 2011.

SARAIVA, José Leite. Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. Brasília Médica, Brasília, v. 44, n. 3, p. 225-233, 2007.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Educação e Sociedade, Campinas: Unicamp, ano 23, n. 78, abr./2002.

______. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas: Unicamp, v. 26, n. 91, p. 361-378, mai./ago. 2005.

SCHERMACK, Keila de Quadros. A contação de histórias como arte performática na era digital: convivência em mundos de encantamento. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/IIICILLIJ/Trabalhos/Trabalhos/S10/keilaschermack.pdf. Acesso em: 18 jun. 2017.

SILVA, Gilda Santiago da. Memória e contação de histórias: a contribuição de idosos para estimular a criatividade e a imaginação de alunos do 4o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Euzébio. Salvador, 2009.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. São Paulo: Argos, 2001.

TEIGA, Sara Armanda Mora. As relações intergeracionais e as sociedades envelhecidas. Envelhecer numa sociedade não Stop – O Território Multigeracional de Lisboa Oriental Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Educação de Lisboa, 2012.

WOOD, Audrey; WOOD, Don. A Casa Sonolenta. São Paulo: Ática-Scipione, 2009. (Coleção Abracadabra).

Publikováno

2018-04-30