A CASA SONOLENTA: LITERATURA E EXPERIÊNCIAS DE IDOSOS E DE CRIANÇAS COMO PROTAGONISTAS EM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG http://orcid.org/0000-0002-1931-5577
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0008

Palavras-chave:

UATI, Contação de Histórias, Idoso, Terceira Idade, Extensão.

Resumo

O idoso busca, cada vez mais, espaços nos quais possa atuar, elevar sua autoestima e se realizar enquanto ser inconcluso em constante aprendizagem. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acolheu os idosos em seu programa extensionista Universidade Aberta para a Terceira Idade-UATI, no qual uma das disciplinas ofertadas é a de Contação de Histórias. Na referida disciplina, os idosos estimulam a memória, participam ativamente na construção de materiais e na apresentação de histórias. Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre as experiências com a obra A Casa Sonolenta, de Audrey Wood e Don Wood. Apresentando esta história em escolas, por meio de relações intergeracionais, os idosos ressignificam seus saberes, valorizam e fortalecem seus papéis sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a extensão e relato de experiência da disciplina. Este projeto, a partir das ações desenvolvidas, teve como objetivo integrar histórias de diferentes tempos, de tradição oral e escrita, possibilitando ao idoso o resgate de sua cultura e a apropriação de novos conhecimentos e novas experiências, por meio da Literatura Infantil e do encontro com a criança.

Biografia do Autor

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil. Aluna de Doutorado da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), La Plata – Argentina.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil. Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil. Doutorado em Educação.

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Publicado

2018-04-30