SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0005Klíčová slova:
Atividade de Extensão, Estudantes indígenas, Interculturalidade, Políticas de Ações Afirmativas.Abstrakt
A necessidade de reconhecer a diversidade da comunidade estudantil e de ações para a acolhida e permanência dos estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos culminou no I Simpósio de Interculturalidade, atividade de extensão realizada em maio de 2015. Os objetivos a serem alcançados com a descrição desta atividade foram compartilhar as experiências do evento, destacar a atuação dos estudantes indígenas e não indígenas durante sua organização e relatar seus desdobramentos para a comunidade universitária. Como principais resultados, destacam-se a divulgação sobre o tema escolhido, a relação da universidade com a sociedade, a integração entre os estudantes indígenas e não indígenas, o estabelecimento de um Núcleo de Estudos Indígenas e o início do Ciclo de Ações e Luta Indígena. O evento fortaleceu as atuais ações de Políticas de Ações Afirmativas da UFSCar enquanto instrumento de promoção da diversidade no ambiente universitário.
Reference
ANDES-SN (SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR). Cartilha do GTPCEGDS. 2.ed. Brasília: Andes, 2017, 76p.
BRASIL. Proposta De Emenda Constitucional 250-A/2000, Acrescenta O Inciso xviii ao Art. 49; modifica O § 4º e acrescenta o § 8º ambos no Art. 231, da Constituição Federal. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesweb/fichadetramitacao?idproposicao=14562. Acesso em: 5 dez. 2017.
brasil. Lei no. 12.711, 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 de agosto de 2012. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12711-29-agosto-2012-774113-publicacaooriginal-137498-pl.html>. Acesso em: 5 dez. 2017.
Brasil. Lei no. 13.409, 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 de dezembro de 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm#art1>. Acesso em: 5 dez. 2017.
Camargo, D.M.P.; Albuquerque, J.G. Projeto pedagógico xavante: tensões e rupturas na intensidade da construção curricular. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 338-366, dez. 2003.
CANDAU, V.M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F.; CANDAU, V.M. Multiculturalismo: diferenças culturais e prática pedagógica. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 13-37.
CANDAU, V.M. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: CANDAU, V.M. (Org.). Didática crítica intercultural – aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 19-54.
David, M.; Melo, M.L.; Malheiro, J.M.S. Desafios do currículo multicultural na educação superior para indígenas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 111-125, jan./mar. 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
OLIVEIRA, D.; YAMAJI, F.M. O sistema de reserva de vagas da UFSCar. In: SILVA, P.B.G.; MORAIS, D.S. Ações afirmativas: perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas. São Carlos: EDUFSCar, 2015. p. 35-47.
PHILLIPS, A. De uma política das ideias a uma política de presença? Estudos Feministas, v.9, n.1, 2001.
RODRIGUES, E.S; BARBOSA, L.M.A. A história das populações indígenas em livros didáticos do ensino fundamental: a experiência na rede pública de São Carlos-SP. In: SILVA, P.B.G.; MORAIS, D.S. Ações afirmativas: perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas. São Carlos: EDUFSCar, 2015. p. 141-153.
SILVA, P.B.G.; MORAIS, D.S. Ações afirmativas: um caminho para a equidade. In: SILVA, P.B.G.; MORAIS, D.S. Ações afirmativas: perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas. São Carlos: EDUFSCar, 2015. p. 15-31.
TRIBUNA DO POVO. UFSCar realiza evento sobre etnias. Quinta-feira, 21 de Maio de 2015, p. 3D.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Pró-Reitoria de Graduação. Disponível em: http://www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao. Acesso em: 05.dez.2017.
Vilanova, R.; Fenerich, C.; Russo, K. Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena. Revista Lusófona de Educação, v. 17, p. 31-47, 2011.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, J.; WALSH, C.; TAPIA, L. Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: Convenio Andrés Bello, 2010. p.75-96.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.