SIMPÓSIO DE INTERCULTURALIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA: CONTRIBUINDO COM AS AÇÕES AFIRMATIVAS

Autor/innen

  • Renata Sebastiani Universidade Federal de São Carlos - UFSCar http://orcid.org/0000-0003-4565-6137
  • Anselmo João Calzolari Neto Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Isabela Custódio Talora Bozzini Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0005

Schlagworte:

Atividade de Extensão, Estudantes indígenas, Interculturalidade, Políticas de Ações Afirmativas.

Abstract

A necessidade de reconhecer a diversidade da comunidade estudantil e de ações para a acolhida e permanência dos estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos culminou no I Simpósio de Interculturalidade, atividade de extensão realizada em maio de 2015. Os objetivos a serem alcançados com a descrição desta atividade foram compartilhar as experiências do evento, destacar a atuação dos estudantes indígenas e não indígenas durante sua organização e relatar seus desdobramentos para a comunidade universitária. Como principais resultados, destacam-se a divulgação sobre o tema escolhido, a relação da universidade com a sociedade, a integração entre os estudantes indígenas e não indígenas, o estabelecimento de um Núcleo de Estudos Indígenas e o início do Ciclo de Ações e Luta Indígena. O evento fortaleceu as atuais ações de Políticas de Ações Afirmativas da UFSCar enquanto instrumento de promoção da diversidade no ambiente universitário.

Autor/innen-Biografien

Renata Sebastiani, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP - Brasil. Doutorado em Biodiversidade e Meio Ambiente. 

Anselmo João Calzolari Neto, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP - Brasil. Doutorado em Educação.

Isabela Custódio Talora Bozzini, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), SP - Brasil. Doutorado em Educação.

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Veröffentlicht

2018-04-30