A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autoři

  • Ângela Paloma Zelli Wiedemann Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Samuel Carlos Wiedemann Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0005

Klíčová slova:

Psicologia histórico-cultural, Educação Inclusiva, Formação de professores.

Abstrakt

Este artigo objetiva relatar e discutir os resultados de um projeto de extensão sobre a formação de professores, enfatizando a questão da inclusão escolar, tendo como pressuposto as contribuições do Vygotsky (1991), Saviani (2013, 2018), Leontiev (2005) e Martins (2015) sobre o assunto. Fundamenta-se a proposta no sentimento de inquietação e despreparo dos docentes para trabalhar com o aluno com deficiência física e intelectual. O artigo divide-se três partes: (1) problematização da prática docente, destacando-se a importância da mediação e do desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência; (2) descrição da experiência de capacitação docente, proporcionando um espaço de debate e proposição de ações inclusivas; e (3) discussão dos resultados e contribuições dos estudos de Vygotsky para a realidade da sala de aula na escola inclusiva. Conclui-se que a psicologia histórico-cultural, juntamente com a pedagogia histórico-crítica, podem ser elementos fundamentais para embasar e construir estratégias para a preparação dos docentes para a inclusão dos alunos com deficiência.

Biografie autora

Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba - PR, Brasil. Aluna de Mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa - PR.

Samuel Carlos Wiedemann, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba - PR, Brasil. Doutorado em Educação.

Reference

CASTORINA, José A.; BAQUERO, Ricardo J. Dialética e Psicologia do Desenvolvimento: o pensamento de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: Artmed Editora. 2009.

DAVIS, Cláudia Leme Ferreira et al. Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. Psicol. educ.,_ São Paulo ,_ n. 34,_p. 63-83,_jun._ 2012 . _ Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752012000100005&lng= pt&nrm=iso>. Acesso em:_ 23_ fev._ 2017.

DOMINGUES, Taciano L. C.; CAVALLI, Mariana R. Inclusão escolar, subjetividade e docência. Revista Educação Especial, Santa Maria, n.28, 2006.

CURY, Carlos R. Jamil. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1985.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Resolução 13 de 01 de setembro 2011. Aprova a Mudança e Consolida o Estatuto do Instituto Federal do Paraná. Disponível em: <http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2010/06/Estatuto-consolidado-atualiza%C3%A7%C3%A3o-06.02.2015.pdf>. Aceso em: 10 mar. 2016.

LEONTIEV, Alexis et al. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Centauro: São Paulo, 2005.

MARX, Karl. A ideologia Alemã. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MARTINS, Ligia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico crítica. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Demerval. O conceito dialético de mediação na Pedagogia Histórico-Crítica em intermediação com a Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, dez. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463>. Acesso em: 10 jul. 2018.

SMEHA, Luciane N., FERREIRA, Iolete de Vlieger. Prazer e Sofrimento nos processos de inclusão escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 31, p. 37-48, 2008.

SMEHA, Luciane N., FERREIRA, Iolete de Vlieger. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, Lev Semiónovic. Fundamentos de defectologia. In: Obras completas. Tomo V. Trad. de Maria del Carmen Ponce Fernandez. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997. p. 74-87.

Publikováno

2019-09-04