O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATUALIZAÇÃO PÚBLICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16859.009Abstrakt
O presente estudo consiste em descrever a experiência de estudantes no processo de gestão do Núcleo de Atualização Pública (NAP) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), proposto apenas por estudantes, possibilitado pelo programa de protagonismo estudantil (PROPE). Através da observação participante, utilizando-se do relato holístico, apresenta-se o processo de criação, gestão e integração do NAP ao cotidiano acadêmico. A modalidade PROPE se mostrou inovadora, por atribuir a estudantes a possibilidade de submissão de projetos de extensão, fomentando o protagonismo estudantil, mesmo que mediado. Para isso, o acolhimento de professores e professoras foi essencial, o que permitiu atividades de planejamento, gestão e avaliação da atividade de extensão, contribuindo para a formação de estudantes, em que o projeto de extensão foi fundamental para despertar o desejo pelas áreas de planejamento e gestão de projetos.
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