O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ATUALIZAÇÃO PÚBLICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16859.009Abstract
O presente estudo consiste em descrever a experiência de estudantes no processo de gestão do Núcleo de Atualização Pública (NAP) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), proposto apenas por estudantes, possibilitado pelo programa de protagonismo estudantil (PROPE). Através da observação participante, utilizando-se do relato holístico, apresenta-se o processo de criação, gestão e integração do NAP ao cotidiano acadêmico. A modalidade PROPE se mostrou inovadora, por atribuir a estudantes a possibilidade de submissão de projetos de extensão, fomentando o protagonismo estudantil, mesmo que mediado. Para isso, o acolhimento de professores e professoras foi essencial, o que permitiu atividades de planejamento, gestão e avaliação da atividade de extensão, contribuindo para a formação de estudantes, em que o projeto de extensão foi fundamental para despertar o desejo pelas áreas de planejamento e gestão de projetos.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.