O USO DE PROGRAMAS DE LONGO PRAZO DO CNPq PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO - O CASO DO SÍTIO DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS E COSTA MARINHA ADJACENTE (ELPA) DO PROGRAMA PELD
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.24214.032Abstrakt
As Universidades brasileiras têm a extensão como base do seu tripé conceitual. Contudo, esta não possui o mesmo reconhecimento e investimento financeiro que o ensino e a pesquisa. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas para a implementação de projetos de extensão e a sua curricularização, este relato tem como objetivo apresentar o Olha a Ilha, um projeto de extensão desenvolvido pelo PELD/ELPA (PELD/CNPq) e pelo projeto Parceiros do Mar/FURG. Em duas escolas, localizadas na Ilha dos Marinheiros (Rio Grande - RS), foram realizadas e construídas em conjunto com a comunidade escolar, atividades que buscaram despertar o sentimento de pertencimento dos participantes, apresentar os aspectos ecológicos estudados pelo PELD-ELPA e promover a conservação ambiental do lugar onde vivem. Baseando-se no material gerado ao longo do projeto, evidenciamos que é possível associar a pesquisa à extensão, mostrando que além de desenvolver artigos científicos de alto impacto internacional, podemos fazer a diferença na comunidade local.
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