A PRÁTICA EXTENSIONISTA NO PERCURSO FORMATIVO DO GESTOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24933.023Abstrakt
O artigo apresenta o projeto de extensão “Políticas Públicas, Cidadania e Ações Colaborativas” com o objetivo de evidenciar as contribuições dessa prática extensionista no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes no processo formativo dos discentes do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da UFRN. O desenho metodológico baseia-se na abordagem da pesquisa qualitativa, com relatos descritivos e interpretativos acerca do desenvolvimento do projeto junto à comunidade da Escola Estadual União do Povo, em Natal/RN. As ações empreendidas de forma dialógica promoveram comunicações sobre esporte, sustentabilidade e cidadania, envolvendo atores da comunidade escolar, da universidade e do poder público. Os saberes desenvolvidos ao longo do projeto de extensão foram essenciais para a formação dos futuros gestores de políticas públicas. Dentre esses saberes, destacam-se a liderança adaptativa e a capacidade de articulação a partir da atitude dialógica, reafirmando o papel daqueles profissionais na transformação social e na garantia da cidadania, por meio da implementação de políticas públicas.
Palavras-chave: Curricularização da extensão; Campo de Públicas; gestão participativa; cidadania; liderança adaptativa.
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