O CIRURGIÃO-DENTISTA NA PERSPECTIVA INFANTIL: UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA DAS OPINIÕES DE CRIANÇAS

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DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25057.027

Abstrakt

Este estudo tem como objetivo compreender a forma como crianças em fase escolar interpretam o papel do cirurgião-dentista na sociedade. Sob diretrizes qualitativas, acadêmicos de Odontologia do projeto de extensão Nós na Rede coletaram informações de crianças em idade escolar, participantes de uma ação universitária multiprofissional de saúde e integração social. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual e a questão norteadora utilizada foi: “Para que serve o dentista?”. A tabulação dos dados ocorreu por meio da técnica da análise temática de conteúdo, os quais foram discutidos à luz da sociologia e da psicologia infantil. Das respostas de 30 crianças, emergiram três grandes categorias, intituladas: Prevenção em Saúde Bucal, Tratamento Odontológico e Alívio da Dor. Conclui-se que as crianças apresentam uma visão assertiva e predominantemente positiva sobre o papel do cirurgião-dentista na sociedade, refletindo diretamente seu conhecimento e capacidade reflexiva, e, indiretamente, a valorização atribuída a esse profissional.

Palavras-chave: Representação Social; Cirurgião-Dentista; Criança; Saúde Bucal.

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Biografie autora

Aliny Iank Laroca, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR, Brasil.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR, Brasil. Doutorado em Odontologia Preventiva e Social.

Claudia Regina Biancato Bastos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) / Faculdade Sagrada Família (FASF)

Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e na Faculdade Sagrada Família (FASF), Ponta Grossa, PR, Brasil. Doutorado em Tecnologia em Saúde. 

Publikováno

2025-09-19