O CIRURGIÃO-DENTISTA NA PERSPECTIVA INFANTIL: UM ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA DAS OPINIÕES DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25057.027Abstract
Este estudo tem como objetivo compreender a forma como crianças em fase escolar interpretam o papel do cirurgião-dentista na sociedade. Sob diretrizes qualitativas, acadêmicos de Odontologia do projeto de extensão Nós na Rede coletaram informações de crianças em idade escolar, participantes de uma ação universitária multiprofissional de saúde e integração social. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual e a questão norteadora utilizada foi: “Para que serve o dentista?”. A tabulação dos dados ocorreu por meio da técnica da análise temática de conteúdo, os quais foram discutidos à luz da sociologia e da psicologia infantil. Das respostas de 30 crianças, emergiram três grandes categorias, intituladas: Prevenção em Saúde Bucal, Tratamento Odontológico e Alívio da Dor. Conclui-se que as crianças apresentam uma visão assertiva e predominantemente positiva sobre o papel do cirurgião-dentista na sociedade, refletindo diretamente seu conhecimento e capacidade reflexiva, e, indiretamente, a valorização atribuída a esse profissional.
Palavras-chave: Representação Social; Cirurgião-Dentista; Criança; Saúde Bucal.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.