ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE RECREATIVA COM BASE NA EDUCAÇÃO CTS – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25562.055Abstrakt
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência empírica a partir de uma atividade recreativa/educacional, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental 1. A atividade faz parte da ação extensionista (AE) “Entre telas, sons e saberes”. A ação é resultado da parceria entre universidade e entidade social, e seu planejamento teve origem em uma disciplina de pós-graduação. Para a elaboração das atividades, foi considerado o contexto educacional de contraturno, com a seguinte fundamentação teórica: dialogicidade e alteridade; estudos CTS e concepção freiriana de extensão. Além disso, o planejamento da AE conecta dois métodos, temas geradores e sequências didáticas, e recursos tecnológicos voltados a estudantes do Ensino Fundamental 1. O resultado satisfatório da AE foi possível devido a: identificação das reais necessidades de suporte à instituição parceira; planejamento de atividades com coparticipação dos atores; dialogicidade com a comunidade; avaliação dos resultados com os profissionais e crianças da instituição parceira para identificação de melhorias.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino-Pesquisa-Extensão; Tema Gerador; Sequência Didática.
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