ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE RECREATIVA COM BASE NA EDUCAÇÃO CTS – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25562.055Abstract
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência empírica a partir de uma atividade recreativa/educacional, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental 1. A atividade faz parte da ação extensionista (AE) “Entre telas, sons e saberes”. A ação é resultado da parceria entre universidade e entidade social, e seu planejamento teve origem em uma disciplina de pós-graduação. Para a elaboração das atividades, foi considerado o contexto educacional de contraturno, com a seguinte fundamentação teórica: dialogicidade e alteridade; estudos CTS e concepção freiriana de extensão. Além disso, o planejamento da AE conecta dois métodos, temas geradores e sequências didáticas, e recursos tecnológicos voltados a estudantes do Ensino Fundamental 1. O resultado satisfatório da AE foi possível devido a: identificação das reais necessidades de suporte à instituição parceira; planejamento de atividades com coparticipação dos atores; dialogicidade com a comunidade; avaliação dos resultados com os profissionais e crianças da instituição parceira para identificação de melhorias.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino-Pesquisa-Extensão; Tema Gerador; Sequência Didática.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.
