ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO SOBRE UMA ATIVIDADE RECREATIVA COM BASE NA EDUCAÇÃO CTS – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25562.055

Résumé

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência empírica a partir de uma atividade recreativa/educacional, direcionada a estudantes do Ensino Fundamental 1. A atividade faz parte da ação extensionista (AE) “Entre telas, sons e saberes”. A ação é resultado da parceria entre universidade e entidade social, e seu planejamento teve origem em uma disciplina de pós-graduação. Para a elaboração das atividades, foi considerado o contexto educacional de contraturno, com a seguinte fundamentação teórica: dialogicidade e alteridade; estudos CTS e concepção freiriana de extensão. Além disso, o planejamento da AE conecta dois métodos, temas geradores e sequências didáticas, e recursos tecnológicos voltados a estudantes do Ensino Fundamental 1. O resultado satisfatório da AE foi possível devido a: identificação das reais necessidades de suporte à instituição parceira; planejamento de atividades com coparticipação dos atores; dialogicidade com a comunidade; avaliação dos resultados com os profissionais e crianças da instituição parceira para identificação de melhorias.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino-Pesquisa-Extensão; Tema Gerador; Sequência Didática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Andreia de Jesus, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. Aluna de Doutorado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Fernanda Regina Rios Assis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Aluna de Doutorado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Beatriz Belfort Silveira Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Aluna de Mestrado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Marília Abrahão Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Leonelo Dell Anhol Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, PR, Brasil. Doutorado e Pós-doutorado em Ciência da Computação.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-02