EFEITOS E LIMITES DE UM PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARA PAIS DE CRIANÇAS COM TDAH – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0003Klíčová slova:
Treinamento de pais, Habilidades Sociais Educativas, TDAH.Abstrakt
Este artigo apresenta um programa de treinamento em Habilidades Sociais Educativas (HSE) desenvolvido com pais de crianças com diagnóstico de TDAH e estudantes de escolas públicas, bem como seus efeitos. O programa foi conduzido entre os anos de 2010 e 2013, totalizando a participação de 13 pais. O objetivo foi oferecer um espaço para debate e troca de experiências, visando capacitá-los para lidar com demandas interpessoais cotidianas e estabelecerem estratégias que favoreçam o desenvolvimento social e acadêmico de seus filhos. Os dados demonstraram mudanças positivas nas HSE dos pais após a intervenção. Da mesma forma, a maioria das crianças foram avaliadas positivamente pelos pais e professores, alcançando os objetivos traçados. Uma dificuldade encontrada foi a baixa adesão dos pais, inclusive quanto à permanência no programa, indicando necessidade de aprimoramento do programa visando garantir maior adesão, resultando em uma reavaliação quanto ao seu formato e possível adaptação para professores.
Reference
APA-AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. Manual diagnóstico e estatístico de
transtornos mentais (DSM IV). Washington: APA, 2002.
BARKLEY, R. A. Attention-deficit hyperactivity disorder: a handbook of diagnosis and treatment. New York: Guilford, 1998.
BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARKLEY, R. A.; PFIFFNER, K. J. Rumo à escola com o pé direito: administrando a educação de seu filho. In BARKLEY, R. A. (Org.), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Tradução de ROIZMAN, L. S. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BARTHOLOMEU, D.; NUNES, C. H. S. S.; MACHADO, Afonso Antonio. Traços de personalidade e habilidades sociais em estudantes universitários. Psico-USF, v.12, n.1, p.42-50, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BELLÉ, A. H. et al. Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 3, p. 317-325, 2009.
BOLSONI-SILVA, A. T.; DEL PRETTE, A. Problemas de comportamento: um panorama da área. Revista Brasileira de terapia comportamental e cognitiva, vol. 5, n. 2, p. 91-103, 2003.
CONDEMARÍN, M. et al. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: estratégias para o diagnóstico e a intervenção psico-educativa. 1.ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006.
CONTE, F. C. Promovendo a relação entre pais e filhos. In: DELLITI, M. (Org). Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: Arbytes, 1997, p. 165-173.
DEL PRETTE Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Inventário de Habilidades Sociais: aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 2005.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, v.18, n.41, p. 517-530, 2008.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DIPERNA, J. C.; ELLIOTT, S. N. Promoting academic enablers to improve student achievement: an introduction to the mini-series. School Psychology Review, v. 31, n. 3, p. 293-297, 2002.
DUPAUL, G. J.; WHITE, G. P. ADHD: Behavioral, educational and medication interventions. The Education Digest, vol.71, n.7, p.57-60, 2006.
ELLIOTT, S. N.; GRESHAM, F. M.; FRANK, J. L.; BEDDOW, P. A., III. Intervention validity of social behavior rating scales: features of assessments that link results to treatment plans. Assessment for Effective Intervention, vol. 34, n. 1, p. 15-24, 2008.
FABIANO G. A. et al. A comparison of behavioral parent training programs for fathers of children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Behavior Therapy, n. 40, v. 2, p.190-204, 2009.
FEITOSA, F. B. et al. Explorando relações entre o comportamento social e o desempenho acadêmico de crianças. Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol.11, n.2, p.442-455, 2011.
FREITAS, L. C.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais de crianças com diferentes necessidades educacionais especiais: avaliação e implicações para intervenção. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 31, n. 2, p.344-362, 2013.
GRESHAM, F. M.; ELLIOT, S. Social Skills Rating System. Circle Pines, MN: American Guidance Service, 1990.
HUANG, H. L.; CHAO, C. C.; TU, C. C.; YANG, P. C. Behavioral parent training for Taiwanese parents of children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Psychiatry and Clinical Neurosciences, v. 57, p. 275-281, 2003.
JOHNSTON, C.; MASH, E. J. Families of children with attention-deficit/hyperactivity disorder: review and recommendations for future research. Clinical Child and Family Psychology Review. v.4, n.3., 2001, p.183–207.
LOPES. D. C. Programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor: impacto sobre comportamentos sociais e acadêmicos. 2013. 245f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
MOLINA, R. C. M.; DEL PRETTE, Z. A. P. Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, n. 11, v. 1, p. 53-63, 2006.
MOLINA, R. C. M. Avaliação de programas de treinamento de professores para promover habilidades sociais de crianças com dificuldades de aprendizagem. 2007. 166 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
MURTA, S. G. Aproximando ciência e comunidade: difusão de programas de habilidades sociais baseados em evidências. In: DEL PRETTE, Z. A. P; DEL PRETTE, A. (Eds.), Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, p.83-111.
PFIFFNER L. J.; MCBURNETT, K. Social skills training with parent generalization: treatment effects for children with attention deficit disorder. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 65, n.5, p.749-757, 1997.
REIS, M. G. F.; CAMARGO, D. M. P. de. Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 12, n.1, p.89-100, 2008.
RIBEIRO, A. F. Comparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentes. 2014. 95f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
ROCHA, J. F.; CARRARA, K. Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, v.15, n.2, p. 221-230, 2011.
ROCHA, M. M. Programa de habilidades sociais educativas com pais: efeitos sobre o desempenho social e acadêmico de filhos com TDAH. 2009. 235f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
ROCHA, M. M.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Avaliação de um programa de habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH. Acta Comportamentalia, v.21, n.3, p.359-375, 2013.
ROCHA, M. M.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH e a inclusão escolar. Psicologia Argumento, v.28, n.60, p.31-41, 2010.
ROESER, R. W.; ECCLES, J. S. Schooling and mental health. In.: SAMEROFF, A. J.; LEWIS, M.; MILLER, S. M. (Orgs.) Handbook of developmental psychopathology. Nova York: Kluwer/Plenum, 2000, p.135-156.
ROHDE, L. A. et al. ADHD in a school sample of Brazilian adolescents: a study of prevalence, comorbid conditions, and impairments. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, v. 38, n. 6, p. 716-723, 1999.
SKINNER, B. F. Selection by consequences. Science, v. 213, n.4507, p.501-504, jul. 1981.
TEODORO, M. L. M.; CARDOSO, B. M.; PEREIRA, T. F. P. As relações familiares e os problemas emocionais e de comportamento em adolescentes. In: WAGNER, A., et al. Desafios psicossociais da família contemporânea: pesquisa e reflexões. Porto Alegre, Artmed, 2011, p. 140-149.
VILA, E. M. Treinamento de habilidades sociais em grupo com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem: uma análise sobre procedimentos e efeitos da intervenção. 2005. 128p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.