EFEITOS E LIMITES DE UM PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARA PAIS DE CRIANÇAS COM TDAH – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0003

Autores/as

  • Mariana Carolina Batista Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Keyla Oliveira Ayalla Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Mariana Mateus de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Margarette Matesco Rocha Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i1.0003

Palabras clave:

Treinamento de pais, Habilidades Sociais Educativas, TDAH.

Resumen

Este artigo apresenta um programa de treinamento em Habilidades Sociais Educativas (HSE) desenvolvido com pais de crianças com diagnóstico de TDAH e estudantes de escolas públicas, bem como seus efeitos. O programa foi conduzido entre os anos de 2010 e 2013, totalizando a participação de 13 pais. O objetivo foi oferecer um espaço para debate e troca de experiências, visando capacitá-los para lidar com demandas interpessoais cotidianas e estabelecerem estratégias que favoreçam o desenvolvimento social e acadêmico de seus filhos. Os dados demonstraram mudanças positivas nas HSE dos pais após a intervenção. Da mesma forma, a maioria das crianças foram avaliadas positivamente pelos pais e professores, alcançando os objetivos traçados. Uma dificuldade encontrada foi a baixa adesão dos pais, inclusive quanto à permanência no programa, indicando necessidade de aprimoramento do programa visando garantir maior adesão, resultando em uma reavaliação quanto ao seu formato e possível adaptação para professores.

Biografía del autor/a

Mariana Carolina Batista Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Keyla Oliveira Ayalla, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Mariana Mateus de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aluna do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil.

Margarette Matesco Rocha, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil. Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Brasil.

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Publicado

2016-04-29