ENSINO DO ESPANHOL NA ESCOLA ESTADUAL EFFIE ROLFS: BUSCANDO NOVOS HORIZONTES – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0003Klíčová slova:
Espanhol, Ensino médio, Grade curricular.Abstrakt
O projeto “Ensino do espanhol na Escola Estadual Effie Rolfs: buscando novos horizontes” se constituiu da oferta de aulas de língua espanhola na E.E. Effie Rolfs, durante o ano de 2013, atendendo a demanda de alunos interessados em estudar essa disciplina, que, naquele momento, ainda não constava na grade curricular. Tratou-se de um projeto desenvolvido por graduandos voluntários da habilitação Português/ Espanhol da Universidade Federal de Viçosa, cujos objetivos incluíam questões pedagógicas e políticas, como, proporcionar a prática pedagógica a estudantes da graduação e estimular a implantação oficial da disciplina na grade curricular da escola. As aulas eram ministradas semanalmente no sexto horário e os temas eram definidos na medida em que as aulas se desenvolviam, atendendo aos interesses dos alunos. Embora com um número pequeno de alunos, o projeto atingiu seus objetivos, pois, a partir do ano seguinte, a escola passou a oferecer a disciplina, escolhida pelos próprios alunos.Reference
BRASIL. Lei 11161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm. Consulta em: 22 set. 2010.
BRASIL, Parecer CNE/CP 009/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Documento aprovado em 08/05/2001.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira/ Secretaria da Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Consulta em: 22 set. 2010.
CELADA, M. T. O espanhol para o brasileiro. Uma língua singularmente estrangeira. 2002. 278 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2002.
DAHER, M. C. G.; SANT'ANNA, V. L. A. Formação e exercício profissional de professor de língua espanhola: revendo conceitos e percursos. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Espanhol. Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 55-68.
FANJUL, A. Português-Espanhol. Línguas próximas sob o olhar discursivo. São Carlos: Claraluz, 2002.
PARAQUETT, M. As dimensões políticas sobre o ensino da língua espanhola no Brasil: tradições e inovações. In: MOTA, K.; SCHEYERL, D. (Org.) Espaços linguísticos: resistências e expansões. Salvador: EDUFBA, 2006, p. 116-146.
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.