VALIDAÇÃO DE UM MODELO EM RELEVO PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁRVORE EM ESTRUTURA DE DADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0006
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0006Klíčová slova:
Educação especial, Educação inclusiva, Estrutura de dados, Deficiência visual, Computação.Abstrakt
As adaptações curriculares da Educação Especial contribuem para o desenvolvimento de tecnologias assistivas e estas para apoiar o processo de Educação Inclusiva. O sistema de ensino, em seus diferentes níveis, precisa ser capaz de fornecer ferramentas que garantam aos alunos com deficiência acesso ao currículo. Nosso trabalho é uma ramificação do Projeto de Extensão “Recursos, Adaptações e Tecnologias Assistivas para Educandos com Necessidades Especiais”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ, que teve a finalidade de construir e validar uma tecnologia assistiva para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de Árvores em Estrutura de Dados para alunos com deficiência visual, visando favorecer a aprendizagem desses sujeitos no campo da Ciência da Computação. Foi realizada uma revisão bibliográfica, construído e validado um modelo em relevo por aluno deficiente visual de computação. A pesquisa atingiu o seu objetivo, pois o aluno conseguiu entender os conceitos de árvores e realizar as tarefas elaboradas.Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.