VALIDAÇÃO DE UM MODELO EM RELEVO PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁRVORE EM ESTRUTURA DE DADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0006
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0006Schlagworte:
Educação especial, Educação inclusiva, Estrutura de dados, Deficiência visual, Computação.Abstract
As adaptações curriculares da Educação Especial contribuem para o desenvolvimento de tecnologias assistivas e estas para apoiar o processo de Educação Inclusiva. O sistema de ensino, em seus diferentes níveis, precisa ser capaz de fornecer ferramentas que garantam aos alunos com deficiência acesso ao currículo. Nosso trabalho é uma ramificação do Projeto de Extensão “Recursos, Adaptações e Tecnologias Assistivas para Educandos com Necessidades Especiais”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da UERJ, que teve a finalidade de construir e validar uma tecnologia assistiva para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de Árvores em Estrutura de Dados para alunos com deficiência visual, visando favorecer a aprendizagem desses sujeitos no campo da Ciência da Computação. Foi realizada uma revisão bibliográfica, construído e validado um modelo em relevo por aluno deficiente visual de computação. A pesquisa atingiu o seu objetivo, pois o aluno conseguiu entender os conceitos de árvores e realizar as tarefas elaboradas.Downloads
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