COLORINDO OS CHAPÉUS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES-CONTADORES MIRINS

Autoři

  • Adriana Demite Stephani Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0001-6622-7097
  • Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Robson Coelho Tinoco Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0005

Klíčová slova:

chapeuzinhos coloridos, contação de histórias, rodas de leitura, formação, leitores.

Abstrakt

O presente texto relata algumas reflexões e ações realizadas em etapas de dois projetos de extensão, “Rodas de leitura: um caminho para formar leitores” e “Contar histórias: um trabalho de sala de aula”, em desenvolvimento na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias. Dentre as ações desenvolvidas, apresentamos aqui um trabalho realizado com a obra de literatura infantil “Chapeuzinhos Coloridos”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, em duas instituições de ensino do município de Arraias – TO. O trabalho originou-se dos desdobramentos das atividades extensionistas nas escolas quando do encanto de alunos e professores no momento do compartilhamento “em roda” da referida obra, ilustrando aos professores da escola, participantes do projeto, como e por que contar histórias e montar rodas de leituras em sala. A experiência reforçou a convicção anterior da importância de formações iniciais e continuadas, bem como da troca de experiências para a constituição da identidade docente.

Biografie autora

Adriana Demite Stephani, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), TO - Brasil. Doutorado em Literatura.

Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), TO - Brasil. Doutorado em Educação.

Robson Coelho Tinoco, Universidade de Brasília - UnB

Professor da Universidade de Brasília (UnB), DF - Brasil. Doutorado em Literatura.

Reference

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1988.

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. ed. São Paulo: Ática/UNESCO, 2004.

BARCELLOS, Maria Carolina; FEITOSA, Larissa Dias. Suzana Vargas e as rodas de leitura: a literatura em foco. 2013. Disponível em: http://midia.unit.br/enfope/2013/GT7/SUZANA_VARGAS_RODAS_LEITURA_LITERATURA_FOCO.pdf. Acesso em: 10 out. 2015.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1980.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar. Petrópolis: Vozes, 2003.

COELHO, Nely Novaes. A literatura infantil. 3. ed. São Paulo: Quíron, 1997.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, v.24, n.9, p. 803-809, set. 1979.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

______. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

DANIELS, Harvey. Literature circles. Voice and choice in Books Clubs and Reading Groups. 2. ed. Portland Maine: Stenhouse Publishers, 2002.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1996.

DONATTO, Miriam Edite Canfield. A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil. Monografia (Especialização) − Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br:8080/xmlui/handle/1/1569>. Acesso em: 14 out. 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

GERALDI, João Wanderley. Leitura e mediação. In: BARBOSA, Juliana Bertucci; BARBOSA, Marinalva Vieira (Orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 25-48.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: Editora DCL.

MELLON, Nancy. A arte de contar histórias. Tradução de Amanda Orlando e Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

PRATA, Mário. Chapeuzinho Vermelho de raiva. São Paulo: Globo, 1970.

ROSA, João Guimarães. Fita-verde no cabelo: nova velha história. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

SANTOS, Fabiano dos; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. Mediação de Leitura – discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O professor leitor. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker (Orgs.). Mediação de Leitura – discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 23-26.

TEHRANI, Jamshid Jamie. The Phylogeny of Little Red Riding Hood. PLOS ONE, v.8, n.11, 2013. Disponível em: <http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0078871>. Acesso em: 10 out. 2016.

TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius. Chapeuzinhos Coloridos. Ilustrações de Marilia Pirillo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

VARGAS, Suzana. Rodas de Leitura: o que são, de onde vieram, para onde vão? In: Leitura: teoria & prática, n. 29. Porto Alegre: Mercado Aberto; Campinas: ALB, 1997.

ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. In: ______. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. p. 9-22.

Publikováno

2017-08-31