COLORINDO OS CHAPÉUS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES-CONTADORES MIRINS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0005Parole chiave:
chapeuzinhos coloridos, contação de histórias, rodas de leitura, formação, leitores.Abstract
O presente texto relata algumas reflexões e ações realizadas em etapas de dois projetos de extensão, “Rodas de leitura: um caminho para formar leitores” e “Contar histórias: um trabalho de sala de aula”, em desenvolvimento na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias. Dentre as ações desenvolvidas, apresentamos aqui um trabalho realizado com a obra de literatura infantil “Chapeuzinhos Coloridos”, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, em duas instituições de ensino do município de Arraias – TO. O trabalho originou-se dos desdobramentos das atividades extensionistas nas escolas quando do encanto de alunos e professores no momento do compartilhamento “em roda” da referida obra, ilustrando aos professores da escola, participantes do projeto, como e por que contar histórias e montar rodas de leituras em sala. A experiência reforçou a convicção anterior da importância de formações iniciais e continuadas, bem como da troca de experiências para a constituição da identidade docente.
Riferimenti bibliografici
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1988.
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. ed. São Paulo: Ática/UNESCO, 2004.
BARCELLOS, Maria Carolina; FEITOSA, Larissa Dias. Suzana Vargas e as rodas de leitura: a literatura em foco. 2013. Disponível em: http://midia.unit.br/enfope/2013/GT7/SUZANA_VARGAS_RODAS_LEITURA_LITERATURA_FOCO.pdf. Acesso em: 10 out. 2015.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1980.
BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
BUSATTO, Cléo. Contar e encantar. Petrópolis: Vozes, 2003.
COELHO, Nely Novaes. A literatura infantil. 3. ed. São Paulo: Quíron, 1997.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, v.24, n.9, p. 803-809, set. 1979.
COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
______. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DANIELS, Harvey. Literature circles. Voice and choice in Books Clubs and Reading Groups. 2. ed. Portland Maine: Stenhouse Publishers, 2002.
DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos: e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1996.
DONATTO, Miriam Edite Canfield. A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil. Monografia (Especialização) − Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br:8080/xmlui/handle/1/1569>. Acesso em: 14 out. 2016.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1985.
GERALDI, João Wanderley. Leitura e mediação. In: BARBOSA, Juliana Bertucci; BARBOSA, Marinalva Vieira (Orgs.). Leitura e mediação: reflexões sobre a formação do professor. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. p. 25-48.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: Editora DCL.
MELLON, Nancy. A arte de contar histórias. Tradução de Amanda Orlando e Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
PRATA, Mário. Chapeuzinho Vermelho de raiva. São Paulo: Globo, 1970.
ROSA, João Guimarães. Fita-verde no cabelo: nova velha história. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
SANTOS, Fabiano dos; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. Mediação de Leitura – discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O professor leitor. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker (Orgs.). Mediação de Leitura – discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 23-26.
TEHRANI, Jamshid Jamie. The Phylogeny of Little Red Riding Hood. PLOS ONE, v.8, n.11, 2013. Disponível em: <http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0078871>. Acesso em: 10 out. 2016.
TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius. Chapeuzinhos Coloridos. Ilustrações de Marilia Pirillo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
VARGAS, Suzana. Rodas de Leitura: o que são, de onde vieram, para onde vão? In: Leitura: teoria & prática, n. 29. Porto Alegre: Mercado Aberto; Campinas: ALB, 1997.
ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. In: ______. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. p. 9-22.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.