MOBILIZAÇÃO DE JOVENS ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CONTATO COM A TECNOLOGIA DA WEB RÁDIO

Autor/innen

  • Raimundo Augusto Martins Torres Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Victorugo Guedes Alencar Correia Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Eduardo de Oliveira Martins Dantas Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Alan Alencar Freire Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Joao Caio Silva Castro Ferreira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Lívia de Araújo Rocha Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Marcos Renato de Oliveira Universidade Federal do Piauí - UFPI http://orcid.org/0000-0003-1803-9870

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0009

Schlagworte:

Tecnologia, Educação em saúde, Adolescentes.

Abstract

O desenvolvimento das tecnologias digitais favorece a construção de conhecimento de forma inovadora, podendo-se utilizar destas tecnologias para empoderar populações que se encontram distantes de grandes centros urbanos. Portanto, neste artigo objetivou-se apresentar as experiências com jovens de escolas públicas do interior do Piauí em contato com a web rádio AJIR, com sede na capital do Ceará. Trata-se de uma pesquisa ação oriunda do projeto de extensão Web Cuidado em Infância e Juventude nas Escolas, realizado entre março de 2015 e março de 2017, com 120 estudantes. O projeto oportunizou debates de temas variados de forma dinâmica, sendo o tema cultura de paz o mais discutido. Ainda, o projeto auxiliou o desenvolvimento dos acadêmicos como agentes promotores de saúde. Concluímos que o uso da web rádio é uma tecnologia efetiva para difundir informação e debater temas que não são comumente discutidos nas escolas, construindo, assim, um saber dinâmico e coletivo.

Autor/innen-Biografien

Raimundo Augusto Martins Torres, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor da Universidade Estadual do Ceará (UFC), Fortaleza - CE, Brasil. Doutorado em Educação.

Victorugo Guedes Alencar Correia, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeiro. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina - PI, Brasil. 

Eduardo de Oliveira Martins Dantas, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeiro. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina - PI, Brasil.

Alan Alencar Freire, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeiro. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina - PI, Brasil. 

Joao Caio Silva Castro Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeiro. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina - PI, Brasil.

Lívia de Araújo Rocha, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Nutricionista. Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina - PI, Brasil.

 

 

Marcos Renato de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina - PI, Brasil. Aluno de Doutorado da Universidade Estadual do Ceará (UFCE), 

 

 

Literaturhinweise

GOMES, I. S. M.; PRAZERES, M.S.C. Tecnologias educacionais na educação de jovens e adultos em escolas na Amazônia: potencializando as práticas docentes. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n.2, p. 282-293, mai./ago. 2017 DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0006. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução n. 466/12 de 12 de dezembro de 2012. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, Brasil.

ROMERO, F. Hacer y decir en uma experiencia cooperativa entre personas privadas de libertad y universitarios: reflexiones urgentes de la extensión universitaria. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n.3, p. 360-375, set./dez. 2017. DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0001 Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao

TORRES, R. A. M. et al. Tecnologias digitais e educação em enfermagem: a utilização de uma webrádio como estratégia pedagógica. J. Health Inform., v.4, n. especial, p.152-156, 2012.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, 2005.

VALLI, G. P.; COGO, A. L. P. Blogs escolares sobre sexualidade: Estudo exploratório documental. Rev. Gaúcha Enferm., v. 34, n. 3, p. 31-37, 2013.

Veröffentlicht

2018-04-30