MOBILIZAÇÃO DE JOVENS ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CONTATO COM A TECNOLOGIA DA WEB RÁDIO
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0009Mots-clés :
Tecnologia, Educação em saúde, Adolescentes.Résumé
O desenvolvimento das tecnologias digitais favorece a construção de conhecimento de forma inovadora, podendo-se utilizar destas tecnologias para empoderar populações que se encontram distantes de grandes centros urbanos. Portanto, neste artigo objetivou-se apresentar as experiências com jovens de escolas públicas do interior do Piauí em contato com a web rádio AJIR, com sede na capital do Ceará. Trata-se de uma pesquisa ação oriunda do projeto de extensão Web Cuidado em Infância e Juventude nas Escolas, realizado entre março de 2015 e março de 2017, com 120 estudantes. O projeto oportunizou debates de temas variados de forma dinâmica, sendo o tema cultura de paz o mais discutido. Ainda, o projeto auxiliou o desenvolvimento dos acadêmicos como agentes promotores de saúde. Concluímos que o uso da web rádio é uma tecnologia efetiva para difundir informação e debater temas que não são comumente discutidos nas escolas, construindo, assim, um saber dinâmico e coletivo.
Références
GOMES, I. S. M.; PRAZERES, M.S.C. Tecnologias educacionais na educação de jovens e adultos em escolas na Amazônia: potencializando as práticas docentes. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n.2, p. 282-293, mai./ago. 2017 DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0006. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao
BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução n. 466/12 de 12 de dezembro de 2012. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, Brasil.
ROMERO, F. Hacer y decir en uma experiencia cooperativa entre personas privadas de libertad y universitarios: reflexiones urgentes de la extensión universitaria. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n.3, p. 360-375, set./dez. 2017. DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0001 Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao
TORRES, R. A. M. et al. Tecnologias digitais e educação em enfermagem: a utilização de uma webrádio como estratégia pedagógica. J. Health Inform., v.4, n. especial, p.152-156, 2012.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, 2005.
VALLI, G. P.; COGO, A. L. P. Blogs escolares sobre sexualidade: Estudo exploratório documental. Rev. Gaúcha Enferm., v. 34, n. 3, p. 31-37, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.