FEIRAS DE MATEMÁTICA: UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE BUSCA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i3.0012Schlagworte:
Educação Matemática, Ensino e aprendizagem, Gestão de Feiras.Abstract
Este artigo descreve o movimento das Feiras de Matemática como um projeto de extensão, que possibilita ações relacionadas à pesquisa e ao ensino e tem como objetivo apresentar histórico das Feiras de Matemática, suas concepções e seu movimento de expansão, bem como discutir a avaliação da XXXIV Feira Catarinense de Matemática. Para essa avaliação, foram utilizados como instrumento de coletas de dados questionários com questões fechadas e abertas, respondidos por professores orientadores, alunos expositores e visitantes que participaram da Feira. Os resultados indicam que os objetivos de realização da Feira de Matemática, segundo as concepções históricas que norteiam esse movimento, estão sendo alcançados, contribuindo com a melhoria da aprendizagem matemática e da formação do professor.
Literaturhinweise
BIEMBENGUT, M. S.; ZERMIANI, V. Feiras de Matemática: História das ideias e ideias da história. Blumenau: Nova Letra, 2014. 264 p.
OLIVEIRA, F.P.Z. de; PIEHOWIAK, R.; ZANDAVALLI, C. Gestão das Feiras de Matemática: em movimento e em rede. In: HOELLER, S.A. de O. et al. Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau: Ifc, 2015. p. 32-47.
SCHROEDER, E. Os Conceitos Espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de Ciência: análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 1, 2013. p. 130-144. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID205/v8_n1_a2013.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.
SILVA, V.C. da. Narrativas de professoras que ensinam Matemática na região de Blumenau (SC): sobre as feiras Catarinenses de Matemática e as práticas e concepções sobre ensino e aprendizagem de matemáticas. 2014. 322 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/111156/000794827.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 fev. 2019.
SOUZA, C. P. Educação Especial: as Feiras como espaço de inclusão. Boletim SBEM Especial 'Feiras de Matemática', site SBEM, p. 28-30, 01 jun. 2016
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: Formação de Professores e Aplicações em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ZERMIANI, V. J. Avaliação dos projetos de Extensão Desenvolvidos pelo Laboratório de Matemática da FURB. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2002.
ZERMIANI, V. J. Feiras de Matemática de Santa Catarina: relevância para a educação. Blumenau: Edifurb, 2003.
ZERMIANI, V.J.; BREUCKMANN, H. J. Gestão e Organização de uma Feira de Matemática. Blumenau, 2008. 74 p.
ZERMIANI, V.J. Trajetória da Rede de Feiras de Matemática: 33 anos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA, 6., 2017. Anais... Camboriú, 2017. p. 252-265. Disponível em: http://proxy.furb.br/soac/index.php/feirasMat/pub/paper/viewFile/3606/942. Acesso em: 18 out. 2018.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.