MATEMÁTICA E CIDADANIA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS NO CONSUMO CONSCIENTE DE COMBUSTÍVEIS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17419.28

Abstract

O Projeto de Extensão Matemática e Cidadania é desenvolvido junto ao Programa CAZITA, que tem como missão contribuir para a formação cidadã dos alunos, desenvolvendo a forma de ver e pensar o mundo sob um enfoque matemático. Neste trabalho, serão apresentadas atividades desenvolvidas no ano de 2019, tendo como objetivos auxiliar os alunos a compreender as unidades de medida de comprimento e capacidade, o conceito de escala e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) em problemas matemáticos envolvendo situações cotidianas, com conceitos relacionados a fontes de energia renováveis e não renováveis, ecologia, consumo consciente dos recursos naturais e suas conexões com o conhecimento matemático. O modelo foi baseado nas propostas de cooperação investigativa discutidas por Ole Skovsmose, por meio de uma pesquisa experimental e explicativa. As atividades permitiram aos alunos construir um conhecimento pautado em experimentações, e, com isso, os alunos tornaram-se protagonistas na construção do conhecimento.

Autor/innen-Biografien

Natã Henrique Silva, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Aluno de Graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Alfenas - MG, Brasil.

Anderson José de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Doutorado em Engenharia Elétrica.

Luciana Borges Goecking, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Mestrado em Matemática.

Veröffentlicht

2021-06-18