POLÍTICAS SOCIAIS DE INCLUSÃO E CIDADANIA DIGITAL: O PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22018.021Abstract
O presente artigo estabelece a relação entre cidadania virtual, ou “cibercidadania”, sociedade tecnológica de informação e políticas sociais de inclusão digital para pessoas idosas. Utilizou-se de pesquisa documental, bibliográfica e a base de dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) para a sua construção. As considerações e reflexões são baseadas no programa de extensão Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). O objetivo é destacar a importância de políticas sociais que promovam a inclusão digital de pessoas idosas na sociedade da informação, a partir de projetos como o da UATI. Conclui-se pela crescente necessidade de promover a inclusão digital de pessoas idosas, sendo o desenvolvimento de políticas sociais peça chave na garantia de efetivação do direito de acesso à tecnologia.
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