POLÍTICAS SOCIAIS DE INCLUSÃO E CIDADANIA DIGITAL: O PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.22018.021

Resumen

O presente artigo estabelece a relação entre cidadania virtual, ou “cibercidadania”, sociedade tecnológica de informação e políticas sociais de inclusão digital para pessoas idosas. Utilizou-se de pesquisa documental, bibliográfica e a base de dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC) para a sua construção. As considerações e reflexões são baseadas no programa de extensão Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). O objetivo é destacar a importância de políticas sociais que promovam a inclusão digital de pessoas idosas na sociedade da informação, a partir de projetos como o da UATI. Conclui-se pela crescente necessidade de promover a inclusão digital de pessoas idosas, sendo o desenvolvimento de políticas sociais peça chave na garantia de efetivação do direito de acesso à tecnologia.

Biografía del autor/a

Melina Carla de Souza Britto, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora na Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE), Paraná, Brasil. Aluna de Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil. 

Lislei Teresinha Preuss, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil. Doutorado em Serviço Social.

Fabrício, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Juiz Federal. Professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil. Doutorado em Direito.

Publicado

2023-08-03