FORMAÇÃO E AÇÃO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR - UFSCurso NA PERSPECTIVA DA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23439.006Abstract
O UFSCurso existe desde 2009, quando o campus UFSCar Araras passou a contar com os cursos de Licenciaturas em Química, Física e Biologia. Assim, os professores bolsistas da atividade são estudantes não somente das licenciaturas, mas também dos cursos de bacharelado em Agronomia, Agroecologia e Biotecnologia do campus. Desde seu início, a atividade de extensão tem caráter formativo, tanto para os estudantes que nele se formam, com o objetivo de ingressar no ensino superior público, quanto para os professores bolsistas e para os coordenadores. Esses processos formativos são possíveis por meio de uma compreensão da extensão como comunicação, de acordo com os princípios teóricos e conceituais de Paulo Freire. Assim, foi possível constituir dados, a partir dos relatórios anuais dos bolsistas, e interpretá-los, por meio da análise textual discursiva, com vistas à compreensão das potencialidades formativas desta atividade, elementos que são propostos neste trabalho, que compreende discussões do período mais recente de vigência do UFSCurso, entre os anos 2018 e 2023.
Palavras-chave: Docência; Educação; Pré-vestibular; Formação de professores.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.