FORMAÇÃO E AÇÃO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR - UFSCurso NA PERSPECTIVA DA EXTENSÃO COMO COMUNICAÇÃO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23439.006

Abstract

O UFSCurso existe desde 2009, quando o campus UFSCar Araras passou a contar com os cursos de Licenciaturas em Química, Física e Biologia. Assim, os professores bolsistas da atividade são estudantes não somente das licenciaturas, mas também dos cursos de bacharelado em Agronomia, Agroecologia e Biotecnologia do campus. Desde seu início, a atividade de extensão tem caráter formativo, tanto para os estudantes que nele se formam, com o objetivo de ingressar no ensino superior público, quanto para os professores bolsistas e para os coordenadores. Esses processos formativos são possíveis por meio de uma compreensão da extensão como comunicação, de acordo com os princípios teóricos e conceituais de Paulo Freire. Assim, foi possível constituir dados, a partir dos relatórios anuais dos bolsistas, e interpretá-los, por meio da análise textual discursiva, com vistas à compreensão das potencialidades formativas desta atividade, elementos que são propostos neste trabalho, que compreende discussões do período mais recente de vigência do UFSCurso, entre os anos 2018 e 2023.

Palavras-chave: Docência; Educação; Pré-vestibular; Formação de professores.

Biografie autore

Nataly Carvalho Lopes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, São Paulo, Brasil. Doutorado em Educação para a Ciência.

Isabella Mikules de Jesus, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluna de Graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, São Paulo, Brasil. 

Kaminski Zoz Daju Dias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluno Egresso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, São Paulo, Brasil. 

Cassiano Dias Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluno de Graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, São Paulo, Brasil. 

Mateus Maiorga Rodrigues , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Aluno de Graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Araras, São Paulo, Brasil. 

Pubblicato

2024-09-16