IMPACTO DO TREINAMENTO COGNITIVO-MOTOR NAS FUNÇÕES CEREBRAIS INIBITÓRIAS E NO DESEMPENHO ESPORTIVO DE JOVENS JOGADORES DE BASQUETE
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24195.010Abstract
Para jogadores de esportes abertos, a capacidade de dividir a atenção entre múltiplas variáveis durante ações motoras é crucial, caracterizando uma demanda de dupla tarefa. O treinamento cognitivo-motor de dupla tarefa, que combina exercícios cognitivos e motores, é mais benéfico para as funções cognitivas em comparação ao treinamento isolado. Contudo, funções cognitivas como inibição e antecipação ainda necessitam de mais investigação. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência desse treinamento no desempenho esportivo e cognitivo de jovens jogadores de basquete, com idades entre 14 e 18 anos, participantes do projeto “Esporte na UENP para crianças e adolescentes”. Foram realizadas sessões de treinamento motor e específico de basquetebol por 8 semanas, seguidas de 8 semanas de treinamento cognitivo-motor. Testes foram aplicados para avaliar desempenho esportivo e funções cognitivas. Os resultados mostraram que o protocolo de treinamento não melhorou significativamente nem o desempenho cognitivo nem o esportivo dos participantes.
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