IMPACTO DO TREINAMENTO COGNITIVO-MOTOR NAS FUNÇÕES CEREBRAIS INIBITÓRIAS E NO DESEMPENHO ESPORTIVO DE JOVENS JOGADORES DE BASQUETE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24195.010

Résumé

Para jogadores de esportes abertos, a capacidade de dividir a atenção entre múltiplas variáveis durante ações motoras é crucial, caracterizando uma demanda de dupla tarefa. O treinamento cognitivo-motor de dupla tarefa, que combina exercícios cognitivos e motores, é mais benéfico para as funções cognitivas em comparação ao treinamento isolado. Contudo, funções cognitivas como inibição e antecipação ainda necessitam de mais investigação. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência desse treinamento no desempenho esportivo e cognitivo de jovens jogadores de basquete, com idades entre 14 e 18 anos, participantes do projeto “Esporte na UENP para crianças e adolescentes”. Foram realizadas sessões de treinamento motor e específico de basquetebol por 8 semanas, seguidas de 8 semanas de treinamento cognitivo-motor. Testes foram aplicados para avaliar desempenho esportivo e funções cognitivas. Os resultados mostraram que o protocolo de treinamento não melhorou significativamente nem o desempenho cognitivo nem o esportivo dos participantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Antonio Henrique Ximenes de Andrade, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestrando em Ciências do Movimento pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/PPGCM), no campus de Bauru-SP. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Movimento Humano (MOVI-LAB/UNESP), desenvolvendo pesquisa na área das Ciências da Saúde, com ênfase em Atividade Física, Esporte e Intervenções Motoras. Atuou como árbitro federado pela FPRB Federação Paranaense de Basketball. Atualmente, é auxiliar técnico da equipe Basquete Ourinhos (AABO), e técnico da equipe Maracaí 3X3.

Mariane Aparecida Coco, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Mestrado Profissional em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) (2023). Graduada em Educação Física com Licenciatura (2017) e Bacharelado (2019) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Experiência significativa em extensão universitária, com participação em projetos como o Programa mini-tênis para crianças e adolescentes, Projeto Esporte na UENP para crianças e adolescentes, Projeto Mulher Dinâmica, Núcleo de Atividades Físicas e Esportes (NAFE) e Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade (UNATI). Atua na Educação Básica, especificamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Grupo de Estudos em Desempenho Motor, Educação, Esporte e Saúde (GEDMES).

Walcir Ferreira Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em Educação Física pela Universidad de Extremadura, Cáceres, Extremadura, España (UEx-set 2017) com Bolsa de Doutorado Pleno - Programa Ciência sem Fronteiras - CAPES. [REVALIDADO na Universidade Estadual de Maringá - PR, jan2019]. Estágio Internacional no Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) na Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto em Portugal (10/2015 a 01/2016). Mestre em Educação Física pelo Programa Associado das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina, PR, Brasil (UEM/UEL-2012). Especialista em Prescrição Personalizada de Exercício Físico pela Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil (UEM-2010).Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil (UEM-1986). EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Docente Colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual de Maringá - PR (UEM). Ensino Superior (Esportes Coletivos e Individuais; Administração e Organização Desportiva; Empreendedorismo; Organização e Legislação Esportiva; Supervisor de Estágio Obrigatório; Coordenador de Projeto de Atividades Aquáticas e de Handebol Educacional; Colaborador do Programa de Extensão de Mini Tênis e do Projeto de Desenvolvimento Humano por meio de Atividades Físicas e Esportivas. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura).Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Púplicas de Esporte e Lazer - GEPPOL / UEM (2013-2016). Participa do Grupo de Estudo de Desempenho Motor, Esporte e Saúde (GEDMES - UENP); Grupo de Estudo em Lazer (GEL - UEM); Centro de Excelência em Handebol (CERHAND - UEM). Integrou o Grupo de Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde - NEPEMAAS / UNESPAR-PARANAVAÍ (2012-2019) e Projeto Minitênis para crianças e adolescentes CCS/UENP-PR. Consultor do Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS/ME); Técnico Esportivo - Esportes Coletivos; Organização de Eventos Esportivos e Lazer; Prof. de Atividade Física individual e coletiva; Coordenador e Professor de Educação Física Escolar no ensino fundamental e médio; Experiência em Gestão Profissional em Clube e Academia / Personal Training; Capacitação em Esporte Educacional e Iniciação ao Tênis.

Silvia Bandeira da Silva Lima , Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora pela Universidade de Extremadura (Atividade Física e Saúde), Cáceres, Espanha (UEx - set 2017), [REVALIDADO na Universidade Estadual de Maringá - PR, jan 2019] com Bolsa Doutorado Pleno - Programa Ciência sem Fronteiras - CAPES. Estágio Internacional no Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer CIAFEL), na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal (FADEUP) 10/2015 a 01/2016. Mestre em Educação Física (Práticas Sociais em Educação Física) pelo Programa Associado UEM/UEL (2013). Especialista em Prescrição Personalizada de Exercício Físico pela UEM (2010).Licenciatura Plena em Educação Física, pela UEM (1985). Atualmente: Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Ensino Superior (Danças; Ginástica; Ritmo e Expressão; Atividades Motoras de Academia; Orientação de Estagio I e II; Coordenadora do Estágio em Bacharelado; Colaboradora do Projeto de extensão de Atividades Aquáticas e do Programa de Extensão de Mini Tênis; Coordenadora do Projeto de Desenvolvimento Humano por meio de Atividades Físicas e Esportivas, Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura).Jogos e Brincadeiras; Ginástica de Academia; Esportes Coletivos e Individuais, Medidas e Avaliação), Orientação em Especialização; Consultora do Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS/ME), Programa Segundo Tempo; Técnica de esportes coletivos; Organização de Eventos Esportivos e Lazer; Professora de Ginástica, Musculação; Coordenadora e Professora de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e Médio; Experiência em Gestão Profissional em Clubes e Academias / Personal Training; Capacitação em Esporte Educacional e Iniciação ao Tênis. Participou do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Púplicas de Esporte e Lazer - GEPPOL / UEM (2013-2016). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde - NEPEMAAS / UNESPAR-PARANAVAÍ (2012-2019) e Projeto Minitênis para crianças e adolescentes CCS/UENP-PR.

Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual de Maringá (2009), mestrado em Programa Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2018). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Norte do Paraná, conselho universitário da uenp - consuni da Universidade Estadual do Norte do Paraná, mestrado profissional em educação básica-pped da Universidade Estadual do Norte do Paraná, professor mentor do programa pde da Universidade Estadual do Norte do Paraná, conselho de centro - ccs/cj da Universidade Estadual do Norte do Paraná, comissão de pesquisa - cop da Universidade Estadual do Norte do Paraná, comissão executiva do colegiado de ed física da Universidade Estadual do Norte do Paraná, conselho de ensino, pesquisa e extensão -cepe da Universidade Estadual do Norte do Paraná, congregação campus jacarezinho uenp da Universidade Estadual do Norte do Paraná, câmara de graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná e coordenação curso educação física bacharelado da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte e Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, adolescentes, atividade física, educação física e esportes.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-28

Numéro

Rubrique

Dossiê: Curricularização da Extensão - ARTIGOS