IMPACTO DEL ENTRENAMIENTO COGNITIVO-MOTOR EN LAS FUNCIONES INHIBIDORAS CEREBALES Y EL RENDIMIENTO DEPORTIVO DE JÓVENES JUGADORES DE BALONCESTO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.24195.010Resumen
Para jogadores de esportes abertos, a capacidade de dividir a atenção entre múltiplas variáveis durante ações motoras é crucial, caracterizando uma demanda de dupla tarefa. O treinamento cognitivo-motor de dupla tarefa, que combina exercícios cognitivos e motores, é mais benéfico para as funções cognitivas em comparação ao treinamento isolado. Contudo, funções cognitivas como inibição e antecipação ainda necessitam de mais investigação. Este estudo teve como objetivo avaliar a influência desse treinamento no desempenho esportivo e cognitivo de jovens jogadores de basquete, com idades entre 14 e 18 anos, participantes do projeto “Esporte na UENP para crianças e adolescentes”. Foram realizadas sessões de treinamento motor e específico de basquetebol por 8 semanas, seguidas de 8 semanas de treinamento cognitivo-motor. Testes foram aplicados para avaliar desempenho esportivo e funções cognitivas. Os resultados mostraram que o protocolo de treinamento não melhorou significativamente nem o desempenho cognitivo nem o esportivo dos participantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.