LEITURA EM AÇÃO: INSERÇÃO SOCIAL & PRÁTICAS DO DISCURSO

Autor/innen

  • Amanda Maria Alves Pinc Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras
  • Thiago Alves Valente Universidade Estadual do Norte do Paraná – Faculdade de Ciências e Letras de Cornélio Procópio

Schlagworte:

Formação de leitores, Ensino, Metodologia de ensino.

Abstract

Compreendendo as lacunas de sua atuação, enquanto instituição formadora, a escola enfrenta problemas de ordem diversa, entre eles, a falta de capacitação docente, resultado de uma conjuntura histórico-social que envolve, como tal, muitos elementos, entre eles, a relação do ensino básico com o superior. À Universidade, portanto, cabe o importante papel de construir um espaço, para se refletir sobre os objetivos educacionais, o que certamente, implicará propostas metodológicas relevantes principalmente, no que tange às alterações das atuais condições de formação de leitores. Este projeto foi, pois concebido para refletir e para encaminhar procedimentos no âmbito das constatações da efetivação de práticas de leitura por parte dos estudantes da Escola Estadual João XXIII, no município de São Jerônimo da Serra.

Autor/innen-Biografien

Amanda Maria Alves Pinc, Programa de Extensão Universitária - Universidade sem Fronteiras

Especialista – Recém formada

Thiago Alves Valente, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Faculdade de Ciências e Letras de Cornélio Procópio

Professor Assistente do Depto. de Letras, Universidade Estadual do Norte do Paraná – Faculdade de Ciências e Letras de Cornélio Procópio-PR. Coordenador do curso de pós-graduação lato sensu “Literatura e Estudos da Linguagem (com ênfase em formação de leitor)”, coordenador do projeto “Leitura em ação: inserção social & práticas do discurso”.